ENTENDA COMO FUNCIONA SEGURO PARA UBER

 

A Uber está presente em mais de 500 cidades no mundo e este número cresce a cada dia mais. Muitas pessoas utilizam o serviço, seja como parceiro Uber ou cliente. Um dos principais motivos que faz com que as pessoas utilizem o serviço como cliente é o preço, comparando com um táxi podemos notar uma diferença de quase 40% na tarifa. Além disso, existe a facilidade de não precisar daquele “trocado” para facilitar na hora do pagamento da corrida.

Estes são alguns benefícios que encontramos ao utilizar o serviço oferecido pela Uber.

No Brasil, a Uber oferece dois serviços. O Uber X, composto por carros populares, porém novos,  e o Uber Black, com veículos mais confortáveis, com bancos de couro e motoristas de terno e gravata.  Se você esta interessado em tornar-se um motorista Uber, precisa de um carro (próprio ou alugado) que atenda as condições mínimas exigidas pelo aplicativo.

É POSSÍVEL FAZER SEGURO PARA UM CARRO UBER HOJE?

Sim. Atualmente existem algumas seguradoras que já estão aceitando seguro para veículos utilizados como Uber. Se você está contratando um seguro novo, precisa informar para o corretor de seguros que o carro será utilizado para a atividade, ou caso já tenha um seguro contratado, é muito importante que avise seu corretor para que ele possa fazer a alteração na sua apólice. Lembre-se que o contrato de seguro é bilateral, ou seja, exige obrigações de ambas as partes (segurado e seguradora). Se você omitir essa informação a seguradora poderá se guardar no direito de não indenizar você.

A Leovvi Seguros trabalha com 4 seguradoras que estão aceitando seguro para Uber: Porto Seguro, Sul América, Bradesco e Mapfre. Em todas elas a utilização do veículo trocará de particular para uso de transporte de pessoas e comercial. Assim, a seguradora poderá identificar o risco para assegurar.

QUAIS COBERTURAS SÃO NECESSÁRIAS NO SEGURO?

As seguradoras não exigem nenhum coberturas especial para contratar um seguro de Uber, ou seja, você pode contratar aquelas que achar necessário e até mesmo evitar de gastar com coberturas desnecessárias. Porém certifique-se da cobertura exigida pela Uber de Acidentes para Passageiros no valor de R$ 50 mil. Essa coberturas é exigência da empresa e lembre-se de confirmar se possui na sua apólice. Além dessa cobertura, eu sugiro que seja feita uma análise da contratação da cobertura de carro reserva, pois você não vai querer ficar sem trabalhar enquanto seu carro fica na oficina.

Fazer o seguro para um veículo que será utilizado como Uber já deixou de ser uma dor de cabeça para os proprietários. Atualmente, as maiores seguradoras do mercado já aceitam estes veículos, inclusive para seguros com coberturas totais e todos os serviços e benefícios que um veículo de utilização particular.

No entanto, muitos motoristas desconhecem esta informação e o número de carros Uber sem seguro é preocupante. Existem ainda aquelas pessoas que não informam o seu corretor da correta utilização do veículo, contratam o seguro com utilização particular e correm o risco de em casos de acidentes, não serem indenizados pela seguradora. É muito importante fornecer todas as informações corretas na hora de contratar o seguro automóvel, seja qual for a utilização do veículo.

Para aqueles que fazem dos seus veículos um “extra”, a importância de proteger o carro precisa ser redobrada. Vale lembrar que, quanto mais andamos no trânsito atualmente, mais riscos corremos de sofrer algum  tipo de acidente, sem falar do alto índice de roubo que tem crescido consideravelmente nos últimos meses.