Você sabe como agir em caso de um incêndio no veículo? A Leovvi Seguros apresenta uma matéria da Sompo Seguros para que você possa se prevenir.
Acidentes acontecem e a prevenção é a melhor forma para evita-los. Manter a revisão do seu veículo em dia é a melhor saída para evitar transtornos mais graves e de grandes proporções. Porém, quando falamos em incêndios veiculares, todo o cuidado é pouco: manter a atenção à saúde do motor <link manutenção do motor> e ao sistema elétrico do seu veículo são pontos fundamentais.
Um veículo pode pegar fogo por causas elétricas, como um curto- circuito, ou por vazamentos de fluidos inflamáveis em contato com áreas aquecidas no compartimento do motor.
Quer saber mais dicas de como prevenir incêndios veiculares? Confira!
Por que os carros pegam fogo?
Na maioria das vezes, as panes elétricas e os curtos-circuitos são responsáveis pelos casos de incêndio veicular. As faíscas geradas por essas panes, em contato comfluidos inflamáveis podem gerar chamas dando origem ao incêndio. A região mais comum do carro pegar fogo é dentro do capô. Isso porque lá é o local mais quente do veículo, onde também estão localizados toda a tubulação de fluidos e combustível próximos aos componentes elétricos.
Como evitar incêndios no veículo?
Recomendamos realizar sempre a manutenção preventiva e corretiva do seu veículo. Os motivos de um incêndio veicular estão relacionados com problemas facilmente resolvidos por profissionais experientes na área elétrica e mecânica do automóvel. Outro ponto importante é saber onde o extintor é instalado e manuseá-lo, conferir sempre a data de vencimento do extintor do veículo pois,mesmo não sendo mais obrigatório nos veículos desde 2015, o extintor de incêndio é fundamental para garantir a sua segurança.
O que fazer na ocorrência de um incêndio no veículo?
Em primeiro lugar é necessário manter a calma, logo pare em local seguro, desligue o veículo e retire todas as pessoas do interior do veiculo. Em seguida, retirar o extintor do suporte, romper o lacre e fazer uma pequena abertura no capô para abafar o fogo… Os especialistas da Sompo Seguros, lembram que é muito importante não abrir todo o capô, caso contrário em contato com o ar, o fogo pode aumentar e as chamas provocarem graves ferimentos. Depois de ter controlado o fogo, abra todo o capô e tente desligar os polos da bateria já que os chicotes elétricos também podem causar um novo incêndio. Em paralelo, quando estiver tentando debelar as chamas, peça para alguém acionar o Corpo de Bombeiros.