A Leovvi Seguros compartilha com você uma publicação incrível da Porto Seguro que ensina você a fazer alguns itens decorativos para deixar sua cassa com cara nova.
Você está cansado da decoração da sua casa, mas não tem dinheiro disponível ou não quer gastar muito para repaginar o seu lar? Fique tranquilo. Com um pouco de criatividade, disposição e materiais básicos, é possível criar — isso mesmo, criar! — alguns itens de decoração e deixar a sua casa de cara nova.
Continue lendo este post e confira como construir 4 objetos no estilo “faça você mesmo” (também chamados de do it yourself ou DIY). Vamos lá?
1) Abajur de garrafa de vidro
Os materiais
- Garrafa com base larga
- Fiação para abajur com interruptor
- Rolha
- Serra
- Niple de 2,5 centímetros
- Porca para niple
- Soquete
- Bucha de borne
- Estilete
- Chave de fenda
- Cúpula de abajur
- Tecido
- Cola branca
- Rolo
- Cola de tecido
- Tesoura
- Cola quente
O passo a passo
Para a base e a parte elétrica
Escolha uma garrafa com base larga para suportar e equilibrar o peso da cúpula. Leve a garrafa a um vidraceiro e peça para que ele faça um furo de 2,5 a 3 milímetros. Passe o fio por dentro do furo e puxe a extremidade para fora da garrafa até o interruptor ficar bem próximo da base. Dê um nó.
Abra a extremidade do fio ao meio com o estilete. Retire o plástico dessa parte e deixe o fio de cobre exposto. Corte a rolha com o auxílio de uma serra até que ela tenha 1,5 centímetro. Depois, faça um furo com o diâmetro do niple.
Encaixe o niple no furo e prenda-o com a porca. Encaixe a rolha com o niple e a porca no soquete e gire-a até que ela se encaixe. Passe o fio pelo niple até que ele percorra o soquete inteiro. Deixe as pontas descascadas do fio para fora.
Desparafuse os parafusos da bucha de borne e torça as pontas do fio de cobre de maneira que elas formem um rolo. Coloque cada ponta na região da peça onde se encontram os parafusos. Quando os fios estiverem bem encaixados, aperte os parafusos para garantir o bom contato.
Dentro da bucha de borne, existe um parafuso que é fixado dentro do soquete. Depois de acoplar os fios, pressione a peça em direção ao interior do soquete. Por fim, encaixe e aperte o parafuso.
Faça um teste para ver se a parte elétrica funciona.
Para a cúpula
Se a base da garrafa for grande, escolha uma cúpula entre 20 e 23 centímetros. Meça o diâmetro e a altura da cúpula para saber o quanto de tecido será necessário. Corte o tecido deixando 2 centímetros de margem superior, inferior e lateral para o acabamento. Use o rolo para passar cola branca na cúpula e assente o tecido, sempre respeitando as margens superiores e inferiores. Alise o tecido e a cúpula para remover as rugas e as bolhas de ar do tecido.
Depois de colar o tecido em toda a volta da cúpula, dobre 1 centímetro do pano para fazer o acabamento e arremate com cola de tecido. Com a tesoura, faça 3 picos nas extremidades da armação da cúpula. Estique o tecido e dobre a margem superior e a margem inferior para o interior da cúpula. Passe cola quente e cubra a estrutura de metal da cúpula. Corte o excesso de tecido com o estilete. O abajur de garrafa de vidro está pronto!
2) Luminária com barbante
Os materiais
- Bexiga (dessas infláveis de balão de festa de aniversário).
- Cola branca líquida
- Barbante
- Fiação e conjunto de cabo de lâmpada
- Jornal
- Pincel
- Luvas de borracha – caso necessário
- Pano para limpeza
- Fita adesiva
Passo a passo
Em um ambiente arejado, forre o local com jornal e reserve a cola branca em um pote com pincel. Encha o balão até que ele fique do tamanho que você deseja para a cúpula da sua luminária e dê um nó não muito apertado, de modo que você consiga afrouxá-lo depois. Com uma fita adesiva, prenda o barbante na base do nó.
Com a ajuda de um pincel, ou mesmo com as mãos, vá passando camadas de cola branca ao redor do balão e fixando o barbante ao redor, formando linhas aleatórias. É importante que o barbante esteja bem úmido com a cola e que haja aderência entre a linha e o balão, para que o barbante vá se fixando conforme a cola seca ao redor da bexiga.
Nessa etapa é importante você ir traçando voltas completas com a linha de barbante, mas lembre-se de deixar um espaço mais amplo entre as linhas vazio, que é por onde irá passar a lâmpada para a luminária. Deixe secar por 24h. Faça um rasgo no balão e, cuidadosamente, remova-o da estrutura de cola com barbante.
Passe a parte da fiação com a lâmpada por dentro da abertura mais espaçosa entre as linhas do barbante. Prontinho! Agora é só pendurar sua luminária!
3) Suporte de utensílios de cozinha
Os materiais
- Barra de metal ou madeira com suporte
- Parafusos
- Furadeira
- Ganchos de metal ou argolas com fecho
O passo a passo
Meça o suporte numa altura em que os utensílios fiquem de fácil acesso para suas atividades na cozinha. Evite locais muito próximos à pia, por conta da umidade, e prefira áreas próximas ao balcão ou fogão.
Para instalar o suporte, faça dois furos na parede com uma furadeira e atarraxe os parafusos. Pendure os ganhos no suporte e nos cabos dos utensílios. Você pode usar argolas com aberturas, ganchos em formato de “S” e até pequenos arames torcidos em formato de gancho – que são uma alternativa sustentável e que dá um charme na decoração. E voilà! Está pronto seu suporte!
4) Uma estante de caixote de madeira
Os materiais
- Caixote de madeira
- Lixa
- Grosa
- Pano
- Pincel
- Tinta acrílica ou verniz à base d’água
- Parafuso
- Chave philips
- Ganchos
- Furadeira
- Buchas
- Parafusos em L
Passo a passo
Lixe o caixote. Com o auxílio da grosa, tire as felpas maiores e lixe bem entre as ripas, principalmente se houver mofo. Quando terminar, use um pano para remover o pó.
Dê uma demão de tinta acrílica ou verniz à base d’água no interior do caixote e, depois, na parte exterior. Espere cerca de 4 horas e dê a segunda demão.
Com o auxílio do parafuso e da chave philips, faça furos para atarraxar os ganchos. Adicione a quantidade que você quiser.
Para instalar a estante, faça dois furos na parede com uma furadeira, coloque as buchas e atarraxe os parafusos em L. Encaixe o parafuso nas ripas do caixote. A estante de caixote de madeira está pronta!
5) Adesivo de parede
Os materiais
- Adesivo de PVC ou vinil ou etiquetas de papelaria
- Cartolina ou papel cartão
- Caneta
- Tesoura
- Pano
- Água
O passo a passo
Com uma caneta, desenhe no papel cartão ou cartolina os motivos que serão tema da decoração. Você pode usar desenhos à mão livre, como formatos de nuvem, coração, gotas, triângulos e círculos, deixe a imaginação correr solta. Outra opção é imprimir os desenhos, recortá-los e transferi-los para o verso do adesivo. Com uma tesoura recorte a quantidade de desenhos que deseja utilizar para a decoração da parede escolhida.
Além de rolo adesivo de PVC ou vinil, você também pode usar etiquetas de papelaria em formatos diferenciados. Há etiquetas em diversas cores, metalizadas e formatos de bolinhas e estrelas que criam um ar de requinte em cômodos como quartos infantis ou escritórios.
Com um pano úmido, remova qualquer sujeira ou pó da superfície que irá receber os adesivos. Com a caneta marque os locais que irão receber os adesivos de modo que consiga montar uma composição harmoniosa.
Agora é colar os desenhos e curtir o novo cantinho repaginado da casa! Essa dica é muito fácil, não requer muita prática e você pode refazer sempre que quiser repaginar o visual com motivos diferentes.