Os esportes radicais estão ganhando cada vez mais espaço ao redor do nosso país. Muitos são os amigos que se reúnem para praticar escalada, rafting, skate, salto de paraquedas e
bungee jump.
Por conta disso, alguns destinos radicais ganham ainda mais notoriedade no turismo nacional. Tem o espírito aventureiro e quer ficar por dentro dos principais locais para curtir
esportes radicais no Brasil e ter férias únicas? Confira nossas dicas!
1. Foz do Iguaçu — Paraná

Uma das paisagens mais lindas do mundo também é cenário para muita aventura! Uma das possibilidades de destinos radicais no Brasil é Foz do Iguaçu, em que muitos viajantes vão
para praticar rafting, uma descida em corredeiras utilizando botes infláveis e, é claro, equipamentos de segurança.
Um ponto muito visado é próximo à fronteira do Paraguai. Lá, você tem que estar preparado para encarar calmaria, mas, também, quedas d’águas impressionantes e corredeiras.
2. Bonito — Mato Grosso do Sul

Com o perdão do trocadilho, mas Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um local realmente bonito! Além disso, é uma excelente opção de turismo nacional para quem curte um desafio e grandes alturas!
Quem vai para o município não pode deixar de visitar o Abismo de Anhumas um dos pontos turísticos mais famosos da região e, claro, mais belos. Esta é uma caverna incrível que abriga um lago submerso.
E se acha que vai ser moleza chegar até ela, está muito enganado! Estamos falando de destinos radicais, não é mesmo? Se você é corajoso e está realmente motivado a experimentar as mais variadas situações, vai ter que fazer um rapel de cerca de 72 metros de altura para, finalmente, chegar até a caverna. Incrível e de tirar o fôlego!
3. Fernando de Noronha — Pernambuco

O que dizer das belas praias de Fernando de Noronha? Este arquipélago brasileiro é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO!
A primeira opção para quem está em Noronha é fazer uma trilha ecológica e ir até a Baía do Sancho. Ao chegar lá, não perca a oportunidade de descer algumas das escadas esculpidas
na divisão de uma falésia.
Este, também, é um dos destinos mais recomendados para quem tem o interesse em mergulhar. Além de o ambiente ser propício, pois as águas têm uma temperatura agradável
e são límpidas, as belezas são inquestionáveis – com diversidade de corais e grande variedade de animais marinhos.
Se é um apaixonado por história e gosta de explorar diferentes espaços, as águas de Noronha também guardam segredos e surpresas para os mergulhadores, pois várias embarcações naufragaram por ali e podem ser vistas durante a atividade.
4. Brotas — São Paulo

Você sabia que a cidade de Brotas é conhecida como a capital do turismo de aventura no Brasil? Muitos são os esportes que podem ser praticados na região e que podem agradar aos mais variados tipos de “turistas radicas” — dos mais medrosos aos mais corajosos.
É possível fazer por exemplo, rapel, canionismo (explorando rios com obstáculos) e arvorismo (atravessando trechos enormes de cordas entre árvores), entre outros.
O destaque da cidade, porém, é o rafting no rio Jacaré-Pepira, que conta com quedas com mais de 3 metros.
5. Jericoacoara — Ceará

Se o seu lugar é na praia e a sua preferência é por esportes aquáticos, então, o destino radical ideal para você é Jericoacoara.
Este paraíso situado no Ceará conta com ventos fortes, capazes de chegar a 40 nós. Dessa forma, a cidade tem o ambiente propício e ideal para quem gosta de praticar e fazer diferentes manobras no windsurf ou kitesurf.
6. Chapada Diamantina — Bahia

Você já se imaginou saltando de uma boca de caverna? Parece algo impossível, certo? Mas na Gruta do Lapão, na Chapada Diamantina, na Bahia, você pode se arriscar e dar esse passo impressionante!
Com base nos princípios do bungee jump, lá é realizada a prática conhecida como cave jump, traduzindo, salto em caverna.
Para quem não quer um desafio tão grande, uma alternativa é fazer trilhas e passeios a cavalo pela região.
7. São Roque de Minas, Parque Nacional da Serra da Canastra — Minas Gerais

A região de São Roque de Minas, principalmente ao redor do Parque Nacional da Serra da Canastra, é privilegiada. Ela conta com cachoeiras belíssimas e imponentes.
Por conta disso, é forte a prática de rapel e também de canionismo. Nossa sugestão, porém, é que você vá até o ponto de maior destaque, a Cachoeira Casta d’Anta. Ela tem cerca de 186 metros de altura e pode ser considerada como a maior queda d’água do Rio São Francisco.
Por que ter um seguro viagem durante passeios em destinos radicais?
Independentemente do tipo da viagem, o ideal é que você nunca abra mão de um seguro, pois isso vai resguardá-lo caso aconteça algum imprevisto.
Agora, se o seu destino é considerado radical, como os que apresentamos neste post, um seguro se torna praticamente uma obrigação. Pense em todos os esportes que mencionamos: salto de paraquedas, arvorismo, rafting, mergulho. Por mais divertidos que eles sejam, infelizmente também são bem arriscados e podem provocar acidentes.
Portanto, além de contar com um seguro de viagem, é preciso saber escolher o mais adequado para esse tipo de aventura, principalmente um que tenha uma apólice específica para as situações que serão encaradas, como o Porto Seguro Viagem.
O que achou das nossas sugestões de destinos radicais? Esperamos que algum deles faça parte da sua próxima viagem e que ela seja incrível! Não se esqueça, também, de seguir as
orientações que compartilhamos sobre a necessidade de contar com um seguro viagem ok?
Segurança deve vir sempre em primeiro lugar, principalmente quando vão ser realizadas atividades que podem colocar a sua vida em risco!