A Dica Leovvi Seguros de hoje trás dicas de cuidados para seu gatinho de estimação, confira tudo que separamos para você e seu gatinho.
Os cuidados com os animais de estimação vão muito além de fornecer água limpa e comida adequada. Apesar da crença de que gatos são mais autossuficientes, há diversos pontos de atenção em manter os pequenos felinos em sua casa ou apartamento. Confira as dicas para proteger o seu bichinho!
Plantas: cuidado!
Antúrio, arruda, bico de papagaio, comigo ninguém pode, copo de leite, costela de adão, espada de são jorge, espirradeira, hibisco, lírio da paz e samambaia são extremamente tóxicas para o seu gatinho. Para ter uma horta sem prejudicar a saúde do seu gato, escolha hortelã, orégano, salsinha, manjericão, grama natural, catnipe e gengibre.
Altura: redes de proteção.
O gato é um caçador natural e adora perseguir outros animais, principalmente pássaros. Por isso, é fundamental inserir telas de proteção nas janelas, principalmente em apartamentos. Muitos centros de doações de gatos não permitem adotar um gatinho caso o apartamento não esteja telado.
Prateleiras: organize.
Sim, gatos adoram jogar as coisas no chão. Por isso, evite colocar muito objetos nos lugares mais altos. Aproveite para planejar as disposições das prateleiras para que o seu gato não se machuque ao tentar subir ou descer.
Tecidos de sofá ou tapetes: linhas mais unidas.
Gatinhos vão arranhar o seu tapete e vão tentar destruir o seu sofá. Capas de proteção ajudam bastante a preservar os móveis e tapetes com as linhas mais unidas (sem muito espaçamento entre os pontos cruzados) são ótimos para não reter a atenção do bichano. Manter as unhas deles sempre cortadas também é importante.
Entretenimento: brinquedos fundamentais!
Deixe sempre à disposição alguns brinquedos e objetos que ele costuma brincar, principalmente caixas de papelão lisa. Evite brinquedos que possuam algum elemento pequeno que pode ser solto durante a brincadeira. Filhotes, principalmente, podem acabar engolindo.
E lembre-se: todo o animal doméstico precisa de cuidado e atenção. Levá-lo sempre ao veterinário, ter as vacinas em dias, água limpa e comida fresca são fundamentais para a saúde do seu bichinho.