A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas, as coelhas podem ficar prenhas novamente, uma semana após o parto, nas espécies domésticas, as ninhadas costumam ter entre 08 e 12 filhotes. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida. Neste caso, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.
Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Biologicamente, os coelhos e os ovos não possuem nenhuma relação, mas olhando no contexto simbólico, o ovo se remete ao conceito de nascimento e é por isso que acaba ganhando um imenso destaque. Na Páscoa, o povo europeu tinha uma tradição de enfeitar os ovos cozidos e dar de presente para seus amigos e familiares.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, joias), também se encaixam neste contexto da fertilidade e da vida.
Vai ficar em casa nesse feriadão? Tá sem dinheiro? Confira aqui alguns eventos gratuitos que acontecerá no Itaú Cultura.
Ocupação Angel Vianna
O Itaú Cultural homenageia a bailarina, coreógrafa e educadora AngelVianna, que irá completar 90 anos em 2018, em sua primeira edição do projeto Ocupação do ano. Com entrada gratuita, a exposição acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 29 de abril.
Horário(s) terça a sexta, das 9h às 20h / sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.
Entre os dias 15 de março e 13 de maio, o Itaú Cultural apresenta uma exposição que reúne parte da vasta obra do escultor Véio, nascido em 1947 no interior do Sergipe – onde vive até hoje. Com curadoria de Agnaldo Farias e Carlos Augusto Calil, Véio – a Imaginação da Madeira traz para o público, pela primeira vez fora do sertão sergipano, peças da coleção que o artista mantém em sua casa e que dialogam com o cotidiano do povo sertanejo.
Um dos dez escolhidos pelo Prêmio Itaú Cultural 30 Anos, promovido em 2017 para destacar artistas cuja contribuição impactou o cenário cultural brasileiro nas últimas três décadas, Véio – ou Cícero Alves dos Santos – trabalha com madeira e cria peças de dimensões variadas, indo de um palito de fósforo até troncos grandiosos.
Antígona
Numa atuação que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Andréa Beltrão estrela o espetáculo baseado na tragédia do grego Sófocles.
Com direção de Amir Haddad, a peça tem como foco a luta travada pela personagem-título, uma jovem princesa, que enfrenta Creonte, rei de Tebas, para enterrar seu irmão Poliníces, tido como traidor pelo rei.
Horários:
Sexta 30 | às 20h
Sábado 31 | às 20h
Domingo 01/04 | às 19h
Entradagratuita, distribuição de ingressos:
Público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante Público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
[classificação indicativa: 16 anos]
Fim de Semana em Família – 31 de março e 1º de Abril
No último fim de semana do mês de março as atrações para toda a família começam mais cedo. Além da Oficina Chapéu de Cangaceiro e do espetáculo Sanfona Velha do Fole Furado, o grupo Rádio Sucata comanda uma contação de histórias no espaço do Cantinho da Leitura.
A partir das 12h, o Rádio Sucata apresenta o conto africano “As Panquecas de Mama Panya”, que identifica a amizade e o compartilhamento como elementos importantes da vida em sociedade. Já que a atividade acontece no Cantinho da Leitura, não é necessário retirar ingresso ou se inscrever.
Em seguida, às 14h, a atriz e escritora Cris Miguel realiza a Oficina Chapéu de Cangaceiro e leva os participantes por um passeio pelo universo do músico Luiz Gonzaga. Cada um ainda aprende a fazer um chapéu de cangaceiro.
Para terminar o dia, Danilo Tomic se junta a Cris Miguel nas homenagens a Luiz Gonzaga. Às 16h, os dois apresentam a peça Sanfona Velha do Fole Furado, que narra a história de Severino do Xaxado, sertanejo que parte do Rio de Janeiro em busca de uma sanfona.
Além de tudo isso, o Fim de Semana em Família oferece o Cantinho da Leitura – em que as crianças têm acesso a obras infanto-juvenis – e a Feirinha de Troca, onde os visitantes podem trocar um livro, um gibi ou um DVD em bom estado por outro da nossa estante. Os dois espaços ficam no piso térreo do Itaú Cultural e funcionam das 11h30 às 16h30.
O chocolate, considerado por diversas pessoas como “uma maravilha do mundo”; pode realmente fazer bem à nossa saúde. Porém, não estamos falando de todos os produtos que são vendidos normalmente, que contém bastante açúcar, leite e outros ingredientes que podem fazer mal à nossa saúde.
De acordo com especialistas, o chocolate amargo é o mais saudável e pode agregar alguns benefícios interessantes para a saúde do consumidor. Os chocolates amargos têm um gosto mais acentuado, completamente diferente dos comercializados normalmente. Composto de 70% a 99% de cacau puro, ele contém antioxidantes poderosos e menos açúcar.
Os antioxidantes servem para combater os radicais livres, que são compostos e desequilibrados pelo próprio organismo, os maiores benéficos que o antioxidante oferece, é o fato de manter a saúde da pele, evitando assim o envelhecimento e a prevenção de doenças. No chocolate amargo, há predominância de dois tipos de antioxidantes: os flavonoides e polifenóis. Além disso, o alto teor de flavonoides também pode auxiliar na prevenção do câncer.
O flavonol (classe principal dos flavonoides) também tem efeito muito positivo na saúde do coração: baixa a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo para o órgão e também para o cérebro. Essas estruturas químicas também auxiliam no funcionamento das plaquetas sanguíneas, reduzindo riscos de coágulos sanguíneos e AVC. O consumo de chocolate amargo também pode melhorar o colesterol, pois a manteiga de cacau encontrada nele contém ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada, ou seja, saudável para o coração.
Para que possamos entender o porque temos tanto prazer em comer um chocolate, alguns cientistas fizeram uma pesquisa, e afirmam que o chocolate contém substâncias de dopamina e endorfina, que são relacionadas a uma sensação de relaxamento. Como qualquer alimento, as pessoas devem comer chocolates de forma moderada; para que todos os benéficos e fatores contidos no nele, possam agir no organismo fazendo bem à saúde.
Você se prepara durante anos para exercer a sua profissão na área da saúde com a máxima precisão e responsabilidade. Mas, por vezes, em condições adversas, todos nós podemos estar sujeitos a eventualidades.
Pensando especialmente nos médicos, dentistas e auxiliares de medicina, a MAPFRE criou o seguro de responsabilidade civil que garante a sua segurança, a sua reputação e os seus direitos em caso de incidentes com os pacientes.
Uma particularidade deste seguro é que ele pode ser contratado tendo como base a reclamação de terceiros. E mais: você será reembolsado sempre que for responsabilizado judicialmente por algum dano e ainda pode decidir se a sua apólice terá ou não franquia.
O que é?
Responsabilidade civil é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A reparação do dano é feita por meio da indenização, que é quase sempre pecuniária. O dano pode ser à integridade física, à honra ou aos bens de uma pessoa.
Para que serve?
Referem-se às atividades dos Médicos, Dentistas e Auxiliares de Medicina; os principiais aspectos desse seguro são: garantir segurança, garantir a reputação do profissional e preservar os seus direitos em caso de incidentes com seus pacientes.
Levando-se em conta que o profissional liberal realiza uma atividade no desempenho de sua atuação profissional, estar sempre, no campo da responsabilidade civil contratual.
Entende-se como obrigação de meio, aquela em que o profissional se compromete a usar de prudência e diligência normal para a prestação de certo serviço, seguindo as melhores técnicas, com o objetivo de alcançar determinado resultado, sem se obrigar a obtê-lo.
Quais são as coberturas?
A MAPFRE oferece:
Erro ou omissão no exercício da profissão;
Danos morais;
Acidentes de uso ou conservação do consultório;
Honorários advocatícios e custas judiciais decorrentes de reclamação de pacientes.
Se você é Médico ou Dentista, faça uma cotação do Seguro de Responsabilidade Social, com nossos corretores; preserve o seu maior patrimônio, que é exercer a sua profissão com credibilidade, ética e segurança; nós temos ótimas coberturas e valores atrativos. Afinal, se prevenir de qualquer dano, é sempre a melhor opção.
A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.
Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.
Entrando no século XX sua expansão adquiriu um ritmo mais acelerado, num processo que consolidou sua primazia entre todas as cidades do Rio Grande do Sul, e a projetou no cenário nacional. Então se definiram seus traços mais característicos, apenas esboçados no século anterior, muitos dos quais permanecem visíveis até hoje, mormente no seu centro histórico.
Também conhecida como “POA”, Porto Alegre é considerada uma das cinco cidades mais arborizadas do Brasil. Além dessa característica, outras são orgulho dos seus habitantes:
Porto Alegre já foi considerada uma das melhores capitais brasileiras para se viver;
O município possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais;
A cidade foi destacada entre as cem cidades mais ricas a nível mundial.
Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato, campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly, e celebridades como a top model Gisele Bündchen.
Porto Alegre, multicultural por natureza, um conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos.
Parabéns Porto Alegre, pelos 246 anos de história!
As calçadas obviamente deveriam representar uma determinada segurança para os pedestres, pelo simples fato de ser o local onde às pessoas transitam nas vias públicas. As calçadas deveriam ter segurança e acessibilidade; principalmente para pessoas com deficiência, idosos e até mesmo para às crianças.
A prefeitura geralmente não define nenhum padrão para a construção das calçadas, cada morador, constrói a sua da forma que deseja; por conta disso andar pelas calçadas da cidade é algo “arriscado”. A falta de padrão, os desníveis que são gerados e o acabamento incompleto, impedem a passagem dos pedestres e podem causar acidentes.
Outono é a época do ano em que as folhas secas se desprendem das copas das árvores e assim caem, essas folhas geralmente caem nas calçadas e é aí onde mora o maior perigo. O grande perigo disso tudo é o acidente que pode ser causado, o excesso de folhas no chão causa escorregamento, que é algo completamente perigoso, principalmente para idosos e crianças.
Para evitar acidentes e tornar um ambiente seguro para o trânsito de pedestres, existem algumas dicas que você pode seguir na hora de construir e realizar as manutenções da calçada de seu imóvel.
Padrão e materiais
Busque saber se a sua cidade tem um plano ou cartilha de padronização para a construção de calçadas, indicando os materiais que podem ser utilizados. Lembre-se de evitar materiais que possam se tornar escorregadios e tente deixar a área o mais plana possível, sem desníveis ou obstáculos que dificultem o acesso e o deslocamento pela calçada. Os materiais utilizados devem ter durabilidade de, no mínimo, cinco anos e os mais indicados, na maioria das vezes, são os cimentícios (como concreto piso intervalado de concreto ou ladrilho hidráulico, por exemplo).
Acessibilidade
Facilitar o trânsito de pessoas com necessidades especiais deve ser considerado durante a construção da calçada. Além de uma área plana, sem desníveis ou objetos que possam dificultar o acesso, é importante construir uma rampa de acesso para pessoas com deficiência. Para construí-la, é necessário utilizar alguns materiais específicos, como piso tátil de alerta e faixas direcionais. Lembre-se de consultar os padrões exigidos na sua cidade.
Manutenção e limpeza
Cuidado com o crescimento de árvores na calçada ou em proximidades, pois algumas espécies podem ter raízes expostas que podem danificar o local e até mesmo representar riscos de quedas. Lembre-se também que, em casos de podas, a prefeitura deve ser consultada por questões ambientais. Realizar a limpeza da calçada rotineiramente evita o acúmulo de sujeira e folhas secas, que podem causar às pessoas riscos de queda. Mas não se esqueça de economizar água. Utilize somente água de reuso quando necessário e vassouras e pás para juntar e recolher o lixo acumulado.
Quem nunca quis ter um ambiente completamente transformado como nos programas de decoração?
Se você acha que esse é um sonho que está fora do seu alcance, saiba que custa pouco fazer pequenas – mas significativas – mudanças na sua casa. Pequenos truques podem renovar seu lar e deixar muito mais aconchegante o momento de voltar para casa ou de receber os amigos. Veja como:
1. Almofadas
Investir em almofadas diferentes é um dos modos mais simples e baratos para dar uma mudada no seu sofá ou na sua cama. Escolha cores e estampas que contrastem com o estofado ou a colcha de cama que você está usando. Se você já tem almofadas, lembre-se que basta trocar as capas para conseguir um efeito totalmente novo.
2. Cor nas paredes
Parece pouco, mas o ambiente muda completamente quando você pinta uma das paredes com uma cor intensa (de um cinza chumbo a um tom vermelho vibrante). Outra opção é deixar a casa mais divertida entrando na moda da tinta lousa, por exemplo, que transforma a parede em um grande quadro negro, onde você e seus amigos podem desenhar ou escrever suas frases preferidas com giz. A pintura é um trabalho que você mesmo pode fazer em um final de semana, sem gastar com mão-de-obra. Meça a parede e peça dicas na própria loja onde for comprar a tinta.
3. Luzes de Natal
Sabe aquelas luzinhas de Natal que você só tira do armário em dezembro? Elas podem ser usadas o ano inteiro para criar efeitos divertidos no quarto ou na sala, espalhadas sobre um criado mudo ou um aparador, ou fazendo papel de luminárias dentro de garrafas ou de aquários vazios. Lembre-se apenas de desligá-las, por segurança, antes de dormir ou quando não estiver usando o ambiente.
4. Pallets e caixotes de madeira
Já há algum tempo os decoradores descobriram que pallets de madeira (daqueles utilizados na indústria para transportar e proteger cargas) e caixotes de frutas e verduras usados em feiras são ótimos elementos para se construir móveis alegres e econômicos. Pallets podem ser a base para um cama nova ou um sofá. E caixotes empilhados ou fixados nas paredes, viram estantes para colocar livros na sala ou organizar sua cozinha. Esses materiais também podem servir de base para um jardim suspenso para colocar suas plantas e ervas na varanda. Sofás com base de pallets deixam o ambiente moderno e descolado
5. Móveis antigos
Um criado mudo. Uma mesa de centro. Uma penteadeira antiga. Quantos móveis como esses existem encostados na casa dos seus pais ou avós? Basta uma mão de tinta ou um revestimento diferente para dar uma cara (e, às vezes, uma aplicação) toda nova no seu lar.
6. Adesivo para azulejo
Você consegue um banheiro ou uma cozinha nova, sem quebradeira, apenas cobrindo os azulejos com adesivos feitos especialmente para isso. Existem vários modelos, com cores e estampas diferentes, que custam pouco, mas podem fazer toda a diferença no seu ambiente.
7. Uma iluminação mais aconchegante
Poucas coisas mudam tanto o clima de um ambiente quanto a sua iluminação. Se você utiliza luzes brancas frias na sua casa, mude para lâmpadas amarelas de cor quente, mais aconchegantes. Outra ideia é apagar as luzes do quarto ou da sala e optar por luzes indiretas, vindas de luminárias de chão ou de abajures. Direcione-as para as paredes para conseguir um efeito diferente sem incomodar os olhos de ninguém.
8. Brinquedos antigos
Se na sua busca por móveis antigos na casa dos seus pais você encontrar bonecas, carrinhos, peões e outros brinquedos de época, traga-os para a sua casa. Eles dão ótimos elementos de decoração de época, ou “vintage”, como dizem os decoradores. De quebra, você traz para o seu dia a dia histórias de infância ligadas aqueles objetos. Além de lembranças boas de alguns dos melhores momentos da sua vida.
Com criatividade, é possível dar uma cara nova para o seu cantinho sem gastar muito. Coloque essas ideias em prática e teste suas habilidades de decoração.
O Dia Escola é comemorado anualmente em 15 de março no Brasil. Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola.
É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. Além disso, também é na escola que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, importante para a construção de uma comunidade politizada e menos alienada.
A Escola no Brasil
A Escola é um local de aprendizagem que se tornou a base da educação de todas as nações do mundo.
No Brasil, as primeiras escolas eram dirigidas pelos jesuítas vindos de Portugal, ainda durante o chamado Período Colonial.
No entanto, naquela época, escravos e mulheres não tinham direito a educação, e os homens brancos acabavam indo estudar nos colégios religiosos. Os mestiços eram os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas, que inicialmente não os queriam aceitar.
Em meados do século XVII, os colégios jesuítas começaram a ceder e aceitar mestiços, por causa dos subsídios de “escola pública” que recebiam.
Atualmente, a educação já é um direito de todos os brasileiros, e todas as pessoas – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – devem ter a possibilidade de ir para uma escola.
Infelizmente, a qualidade no ensino do Brasil ainda é precária e desigual. As melhores instituições de ensino ficam limitadas às pessoas com grande poder econômico, enquanto os mais pobres usufruem de piores condições de aprendizado.
Atividades para o Dia da Escola
Durante o Dia da Escola, a comunidade escolar pode se reunir e executar inúmeras atividades lúdicas e educativas que ajudam a evidenciar a importância que esta instituição oferece para a comunidade. Por exemplo:
Pinte desenhos sobre a escola;
Escreva uma redação sobre o que mais gosta na escola;
Pinte um mural na sua escola;
Se junte com seus colegas e pense como pode ajudar a escola a ser um lugar melhor;
Ajude a limpar ou consertar alguma coisa na sua escola;
Ajude a promover a importância da escola como conseguir.
O homem é o único animal que compartilha o seu ambiente com outras espécies por puro prazer e isso não poderemos esquecer jamais. A convivência de duas espécies de animal no mesmo ambiente por prazer somente é vista na raça humana. Portanto, se a sua convivência com o seu animal doméstico não lhe dá prazer, você tem que repensar essa relação.
Nem todo mundo deve ter um animal em casa, pois realmente existem pessoas que não gostam de animais domésticos ou não estão preparados para isso. Além disso, você deverá escolher a espécie/raça que mais se adapta ao seu estilo de vida.
Antes de tomar essa decisão avalie:
1. Que todos os moradores da sua casa devem estar de acordo com a decisão
2. Que ninguém da casa tenha alergia a pelos e/ou penas, areias sanitárias para gatos ou comidas dos animais.
3. Que os cuidados com os animais implicam em gastos e visitas regulares ao médico veterinário.
4. Que é preciso espaço apropriado para manter o animal, levando em conta as suas necessidades e, consequentemente, o seu espaço disponível. Isso é que pode determinar a espécie e raça escolhida.
5. Que seu animal precisa de afeto, passeios e eventualmente banhos e tosas regulares.
6. Que você terá de arranjar alguém ou algum lugar para deixá-los quando viajar e não puder levá-los.
7. Que o tempo de vida médio de um cão ou gato é de 12 anos podendo chegar até 16 anos ou mais.
8. Que o animal não pode ser abandonado ou descartado porque ficou grande, velho ou doente.
9. Que o animal não é mero objeto de consumo, por isso não deve ser comprado para ser dado de presente ou para agradar um filho que ficou doente ou passou de ano.
10. Que essa decisão deve ser pensada e discutida com todas as pessoas envolvidas, e por ser uma relação de longo prazo, não deve ser impulsiva ou movida por modismos, principalmente pelas raças da “moda” sem levar em consideração as reais necessidades do animal e as suas limitações.
11. Caso queira comprar um animal de raça, pesquise antes as características da raça, consultando revistas, livros, especialistas, médicos veterinários, criadores e diferentes canis.
12. Pense sempre com muito carinho na adoção de animais abandonados, que realmente estão precisando de um lar e cuidados especiais.
Pensando dessa maneira, ter um animal de estimação em casa pode ser uma experiência extremamente agradável e é justamente este o nosso desejo. Boa sorte!
O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil.
Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.
Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia.
De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater, deixar sem alimentos, água e abrigo, deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.
Os animais também são lembrados no dia 4 de outubro, considerado o Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais pela Igreja Católica.
Atividades para o Dia Nacional dos Animais
Nesta data é aconselhável, além de dedicar um dia especial ao seu animalzinho de estimação (caso tenha um), fazer atividades que ajudam a promover o significado do Dia Nacional dos Animais: garantir a defesa dos seres irracionais.
Faça grupos de discussão na sua comunidade sobre o assunto;
Reúna alunos ou filhos para fazer desenhos dos animais que eles mais gostam;
Assista à filmes e documentários que abordem temas relacionados a exploração e maus tratos aos animais, para que possa ter mais conhecimentos sobre esta terrível realidade;
Reúna os animais de estimação de todos os seus amigos da rua / prédio e organize uma festa;
Crie e distribua folhetos explicativos sobre a importância de denunciar às autoridades casos de maus tratos aos animais.