Quando pensamos em uma casa ideal, costumamos planejar cada centímetro para que nosso lar seja confortável e que tenha um clima agradável. Por isso, é importante termos consciência em deixar a nossa residência sempre segura e sustentável, principalmente com a manutenção da estrutura e equipamentos elétricos.
Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre práticas sustentáveis que são fáceis de adaptar em qualquer lugar e ainda geram economia e segurança para o seu lar!
Iluminando o ambiente
Se você ainda está na fase de planejar a construção da casa, uma boa escolha é optar por conceitos abertos que viabilizam o maior fluxo de iluminação proveniente da luz solar e deixam o ambiente mais arejado. Outra opção é utilizar lâmpadas de LED, já que essas são luzes frias, podem ser recicladas e gastam menos energia com uso constante, evitando a utilização das lâmpadas fluorescentes comuns que consomem mais energia e esquentam o ambiente.
Dica valiosa: evite acender e apagar as lâmpadas com frequência, pois o acionamento do interruptor é o momento de maior pico de consumo de energia. Se o ambiente não tiver iluminação natural, prefira utilizar lâmpadas de LED e evite o acionamento constante.
Telhas e telhado sempre limpos!
Você tem realizado a manutenção das suas telhas e telhados? Realizar a limpeza regular evita diversos problemas em sua casa, como a infiltração. Além da limpeza, é importante fazer a instalação de uma calha funcional de acordo com a estrutura de sua residência, para o devido escoamento da água da chuva.
Reaproveitamento de água
Já passamos da época em que falar no assunto parecia ser bobeira. A economia de água e sua reutilização são imprescindíveis para a sustentabilidade e podem ser a carta na manga na hora de economizar. Verifique sempre se suas torneiras e chuveiros não estão vazando, não desperdice água na hora do banho, regule bem suas descargas e aproveite a água já utilizada (ou até mesmo a água da chuva) na hora de lavar o quintal, por exemplo. Essas dicas são atitudes que podem parecer pequenas ou simples, mas ajudam bastante na hora de economizar, além de manter o ambiente sustentável e colaborar com o planeta.
Ar condicionado
Utilize o ar condicionado apenas quando for necessário e evite deixa-lo ligado durante longos períodos. Outro ponto importante é a limpeza do filtro do ar condicionado: sujeiras podem ocasionar o mau funcionamento, gerando maior gasto de energia e enviando maior quantidade de CO2 para o meio ambiente!
Revestimento da Fachada
O revestimento da sua fachada pode parecer apenas ideias de decorações, mas é muito importante para a segurança do seu lar. Os revestimentos da fachada auxiliam na vedação e promovem a proteção das estruturas e alvenaria do imóvel. Por estar sempre exposta ao sol e chuva, é necessária a constante manutenção para que a sua função não seja afetada.
Instalações elétricas
O barato pode sair caro: não investir em instalações, reparos e manutenções no sistema elétrico de sua casa pode causar diversos danos em sua residência, até mesmo um incêndio! É importante sempre estar atento ao uso correto das tomadas e cuidado com o excesso de equipamentos ligados no mesmo ponto de energia.
E não se esqueça de realizar a manutenção de sua residência frequentemente para deixar a sua casa sempre segura e sustentável!