Motoristas descuidados são uma das maiores ameaças à sua segurança no trânsito. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes no Brasil são causados por falhas humanas, que vão desde embriaguez, até distração e desrespeito à legislação.
Como identificar um motorista-cilada
Nem sempre dá para perceber de longe um motorista que pode colocar a sua segurança em risco. Esteja atento a comportamentos que podem indicar alguém que está alcoolizado, cansado demais para dirigir ou distraído:
- Inabilidade de se manter em uma velocidade ou pista de forma consistente.
- Demorar demais em um semáforo ou sinal de Pare.
- Dirigir em uma velocidade muito diferente do limite permitido.
- Dirigir “costurando” entre as pistas.
Como evitar um motorista-cilada
Praticar uma direção defensiva pode reduzir os riscos causados por esses motoristas. Esse conceito é um conjunto de técnicas que diminuem a chance de acidentes. Siga essas dicas:
- Para antecipar os possíveis riscos, é preciso ter atenção nos carros que vêm de todas as direções, para que você possa reagir aos problemas quando eles aparecerem. Lembre-se de seguir a regra dos dois segundos: deixando sempre uma distância mínima entre o seu veículo e o da frente.
- Atente para as intersecções antes de entrar: quem está descuidado pode não ver que o semáforo se tornou vermelho. Se você entrar logo que o sinal estiver verde, pode estar em perigo.
- Assuma que eles não conseguem vê-lo: um motorista com a atenção comprometida não vai percebê-lo, por isso é seu trabalho evitar ficar perto dele. Tente diminuir a velocidade e deixá-lo passar na frente ou aumentar a distância entre vocês.
- Use o cinto de segurança e diga para quem está nos bancos de trás fazer o mesmo: ele pode reduzir o risco de ferimentos caso uma colisão seja inevitável.
- Não seja um motorista-cilada. Respeite as regras de trânsito e fique atento na estrada.
Por mais robusto que seu carro seja, o acidente mais fácil de se recuperar é aquele que nunca acontece. Quando o assunto é segurança, prevenir é sempre melhor do que remediar. Aplique essas técnicas na próxima vez e passe longe de ciladas no trânsito.