Evite acidentes; mantenha sua calçada segura para pedestres

As calçadas obviamente deveriam representar uma determinada segurança para os pedestres, pelo simples fato de ser o local onde às pessoas transitam nas vias públicas. As calçadas deveriam ter segurança e acessibilidade; principalmente para pessoas com deficiência, idosos e até mesmo para às crianças.

A prefeitura geralmente não define nenhum padrão para a construção das calçadas, cada morador, constrói a sua da forma que deseja; por conta disso andar pelas calçadas da cidade é algo “arriscado”. A falta de padrão, os desníveis que são gerados e o acabamento incompleto, impedem a passagem dos pedestres e podem causar acidentes.

Outono é a época do ano em que as folhas secas se desprendem das copas das árvores e assim caem, essas folhas geralmente caem nas calçadas e é aí onde mora o maior perigo. O grande perigo disso tudo é o acidente que pode ser causado, o excesso de folhas no chão causa escorregamento, que é algo completamente perigoso, principalmente para idosos e crianças.

Para evitar acidentes e tornar um ambiente seguro para o trânsito de pedestres, existem algumas dicas que você pode seguir na hora de construir e realizar as manutenções da calçada de seu imóvel.

Padrão e materiais

Busque saber se a sua cidade tem um plano ou cartilha de padronização para a construção de calçadas, indicando os materiais que podem ser utilizados. Lembre-se de evitar materiais que possam se tornar escorregadios e tente deixar a área o mais plana possível, sem desníveis ou obstáculos que dificultem o acesso e o deslocamento pela calçada. Os materiais utilizados devem ter durabilidade de, no mínimo, cinco anos e os mais indicados, na maioria das vezes, são os cimentícios (como concreto piso intervalado de concreto ou ladrilho hidráulico, por exemplo).

Acessibilidade

Facilitar o trânsito de pessoas com necessidades especiais deve ser considerado durante a construção da calçada. Além de uma área plana, sem desníveis ou objetos que possam dificultar o acesso, é importante construir uma rampa de acesso para pessoas com deficiência. Para construí-la, é necessário utilizar alguns materiais específicos, como piso tátil de alerta e faixas direcionais. Lembre-se de consultar os padrões exigidos na sua cidade.

Manutenção e limpeza

Cuidado com o crescimento de árvores na calçada ou em proximidades, pois algumas espécies podem ter raízes expostas que podem danificar o local e até mesmo representar riscos de quedas. Lembre-se também que, em casos de podas, a prefeitura deve ser consultada por questões ambientais.  Realizar a limpeza da calçada rotineiramente evita o acúmulo de sujeira e folhas secas, que podem causar às pessoas riscos de queda. Mas não se esqueça de economizar água. Utilize somente água de reuso quando necessário e vassouras e pás para juntar e recolher o lixo acumulado.