O chocolate, considerado por diversas pessoas como “uma maravilha do mundo”; pode realmente fazer bem à nossa saúde. Porém, não estamos falando de todos os produtos que são vendidos normalmente, que contém bastante açúcar, leite e outros ingredientes que podem fazer mal à nossa saúde.
De acordo com especialistas, o chocolate amargo é o mais saudável e pode agregar alguns benefícios interessantes para a saúde do consumidor. Os chocolates amargos têm um gosto mais acentuado, completamente diferente dos comercializados normalmente. Composto de 70% a 99% de cacau puro, ele contém antioxidantes poderosos e menos açúcar.
Os antioxidantes servem para combater os radicais livres, que são compostos e desequilibrados pelo próprio organismo, os maiores benéficos que o antioxidante oferece, é o fato de manter a saúde da pele, evitando assim o envelhecimento e a prevenção de doenças. No chocolate amargo, há predominância de dois tipos de antioxidantes: os flavonoides e polifenóis. Além disso, o alto teor de flavonoides também pode auxiliar na prevenção do câncer.
O flavonol (classe principal dos flavonoides) também tem efeito muito positivo na saúde do coração: baixa a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo para o órgão e também para o cérebro. Essas estruturas químicas também auxiliam no funcionamento das plaquetas sanguíneas, reduzindo riscos de coágulos sanguíneos e AVC. O consumo de chocolate amargo também pode melhorar o colesterol, pois a manteiga de cacau encontrada nele contém ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada, ou seja, saudável para o coração.
Para que possamos entender o porque temos tanto prazer em comer um chocolate, alguns cientistas fizeram uma pesquisa, e afirmam que o chocolate contém substâncias de dopamina e endorfina, que são relacionadas a uma sensação de relaxamento. Como qualquer alimento, as pessoas devem comer chocolates de forma moderada; para que todos os benéficos e fatores contidos no nele, possam agir no organismo fazendo bem à saúde.