Além de fazer bem para a saúde, tanto física quanto mental, praticar qualquer tipo de esporte nos proporciona uma “carga positiva” e nos ajuda a melhorar o relacionamento com as pessoas. Mesmo que haja um campeão sempre, todos os praticantes são campeões, no esporte o clichê “o que importa é competir” é somente um lema.
Desde antiguidade os gregos já sabiam muito bem a importância de praticar esportes, para a formação humana, por conta dessa grande importância do esporte a Organização das Nações Unidades (ONU), decretou em 2013 que o dia 06 de abril seria comemorado o: Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Na Declaração da Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável, o papel do esporte é reconhecido como promotor do progresso social.
Neste dia, o objetivo é comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos. Outras características do esporte é a sua capacidade de quebrar barreiras linguísticas e culturais, incentivando uma convivência pacífica.