Origem do Dia da Engenharia
O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Uma explosão tomou sua vida, assim como as de outros combatentes, junto ao rio Paraná.
O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933. Com o documento foi regulamentada a inserção da comemoração alusiva a data no calendário brasileiro. Esse decreto também oficializou a inserção das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.
A engenharia é uma profissão conhecida pela responsabilidade que ela representa em relação aos seres humanos, sobretudo pela diversidade de obras de estruturação que surgem diariamente nas cidades e invenções como um todo. Para ressaltar a importância dessa profissão e do profissional que propaga esses conhecimentos, no calendário brasileiro, o dia 10 de abril é inteiramente dedicado a ela.
Importância da Engenharia
No Dia da Engenharia, são relembradas as vantagens que essa atividade trouxe para a vida humana em sociedade. Ciência e matemática se unem com o propósito de resolver problemas e criar estruturas que facilitam e muitas vezes revolucionam completamente a vida humana. Edifícios, máquinas, computadores e até avanços em áreas como a genética se devem à engenharia.
Tipos de Engenharia
- Engenharia Civil
- Engenharia Química
- Engenharia Biomédica
- Engenharia de Petróleo e Gás
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Aeronáutica
- Engenharia de Aquicultura
- Bioengenharia
- Engenharia Ambiental
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia de Energia
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Pesca
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia em Agrimensura
- Engenharia Agrônoma
- Engenharia Agrícola
- Engenharia Acústica
- Engenharia de Segurança no Trabalho
- Engenharia de Horticultura
- Engenharia Física
- Engenharia Florestal
- Engenharia de Minas
- Engenharia Naval
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Hídrica
- Engenharia Mecatrônica
- Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária?
- Engenharia Sanitária
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia de Produção
- Engenharia Têxtil
O reconhecimento
A engenharia existe desde a Antiguidade, pois foi através dela que a humanidade inventou elementos que permanecem em uso até hoje, como é o caso da roda, polia e alavanca. Essas invenções desencadearam conhecimentos específicos que propiciaram o surgimento de vários outros campos dentro da engenharia, tais como: Agrônoma, Aeronáutica, Ambiental, Bioengenharia, Civil, Elétrica, Mecânica, Metalúrgica, entre outras.
Conceito de engenharia
A engenharia consiste na aplicação de conhecimento científico específico, sendo ele como forma abrangente de várias áreas, desde a própria ciência, passando pela economia, fatores sociais e práticos. Como objetivo está a facilitação da vida das pessoas no que diz respeito à projeção de máquinas, engrenagens, aparelhos, sistemas, materiais e edificações.
A área também permite a aplicação de conhecimentos matemáticos e técnicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma função ou objetivo. A engenharia é uma área bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.