No Brasil, o Ramo de Riscos de Engenharia foi criado em 1970. Até então era apenas uma modalidade da carteira de Riscos Diversos. Essa alteração justificou-se pelo volume bastante elevado de pedidos de contratação desse tipo de seguro, já como uma consequência do enorme crescimento do parque industrial que o país experimentava naquela época. Hoje, o Seguro de Riscos de Engenharia já é comercializado em diversos países, apresentando, em cada um deles, critérios próprios de contratação, subordinados as respectivas legislações necessidades de garantia e experiência apurada. Atualmente, existem dois tipos de modalidades: Modalidade Tarifada e Modalidade Não- Tarifada.
Modalidade Tarifada:
-Obras Civis em Construção- OCC;
-Instalações e Montagens- IM;
-Obras Civis em Construção e Instalação e Montagem- OCC/IM; e
-Quebra de Máquinas- QM
Modalidades Não Tarifadas:
-Quebra de Máquinas com Interrupção de Produção- QM/IP;
-Lucros Cessantes em Decorrência de Quebra de Máquinas- LC/QM
-Equipamentos Eletrônicos- EE
-Danos de Fabricação- Work Demage; e
-Riscos Operacionais
Os Seguros de Riscos de Engenharia possuem uma cobertura, denominada internacionalmente “all risks”, ou seja, garante todos os riscos envolvidos, exceto os riscos definidos com excluídos. O Acidente é considerado no momento em que ocorra um dano súbito e imprevisto a um bem segurado, que se manifesta através de uma perda material, havendo necessidade de reparação, reconstrução ou reposição de todo ou de parte desse bem.
O Seguro de Riscos de Engenharia tem a finalidade de garantir o pagamento de indenização por prejuízos decorrentes de acidentes ocorridos durante a fase de execução de obras, instalação de máquinas e equipamentos novos. Pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas que atuem no setor de construção civil.
Vantagens e Benefícios:
- Contratação simplificada para obras de maior porte: coberturas de Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil Geral Obras em única apólice.
- Possibilidade de contratar apólices com até 72 meses de vigência e obras com até 7 subsolos.
- Emissão de apólices com vigência futura para atender às exigências de instituições financeiras para financiamentos.
- Sólido relacionamento com brokers especializados e resseguradores para colocação de riscos de obras de maior porte.
- Facilidades de pagamento: até 4x, sem juros, ou 10x com juros (de acordo com o prazo de obra).
- Gerenciamento de riscos por meio de orientações técnicas, visando mitigar os riscos existentes.
- Equipe técnica especializada exclusiva para o ramo, apta a dar suporte e esclarecimentos de dúvidas e regulação de sinistros.
- Solidez reconhecida: melhor rating financeiro do mercado segurador, classificada como A++ pela A.M. Best.
Coberturas adicionais:
- Opção de até 30 coberturas adicionais e contratação simplificada com análise e emissão on-line.
- Maior amplitude da cobertura de RC: empreiteiros e subempreiteiros integrados na cobertura de Responsabilidade Civil Geral Obras e lucro cessantes para os terceiros atingidos.