O sistema de ar condicionado do nosso veículo nos ajuda a aguentar o trânsito nos dias quentes, não é mesmo? Mas, assim como todas as peças e sistemas do nosso veículo, o ar condicionado também precisa passar sempre por manutenção, que protege tanto o sistema elétrico quanto a nossa saúde, já que, quando ele está sujo, é o ar que respiramos que está em questão.
Nunca fez a manutenção do seu ar condicionado? Então, confira as perguntas e respostas do post e converse o quanto antes com o seu mecânico!
Por que fazer a manutenção do ar condicionado?
Além de sempre oferecer um ar saudável para você e demais passageiros, a manutenção do ar condicionado também auxilia na economia de energia e evita problemas na tensão da correia de transmissão; Fluxo de ar bloqueado através do condensador e do radiador; Sinais visíveis de manchas de óleo refrigerante nos compressores, mangueiras, tubos ou acessórios;
Qual é a periodicidade da manutenção do ar condicionado?
A cada seis meses, você deve realizar a troca do filtro do ar-condicionado e a higienização completa do sistema.
Para fazer a manutenção, basta trocar o filtro do ar condicionado?
Não. É necessário realizar uma higienização completa no sistema do ar condicionado, já que o filtro não consegue manter o ar limpo sozinho. Por exemplo, fungos e bactérias conseguem passar pelo filtro. É bastante perigoso para a nossa saúde, não é mesmo?
Há algum sinal que eu precise me preocupar sobre o ar condicionado?
O principal ponto é o barulho estranho ao acionar o ar condicionado. Geralmente está com problema no filtro ou em alguma mangueira do sistema. Notou algum barulho estranho? Converse com o seu mecânico imediatamente!
Mas eu nunca utilizo o ar condicionado. Preciso fazer a manutenção mesmo assim?
Utilizar o ar condicionado raramente pode ser um problema. A falta de utilização do sistema pode causar o acúmulo de umidade nas mangueiras, gerando a proliferação de fungos e mofos.
Dicas para manter o seu ar condicionado funcionando corretamente:
– Utilize o ar condicionado pelo menos 10 minutos por semana. Assim você consegue deixar a pressão do sistema sempre adequada;
– Quando o ar estiver ligado, feche as janelas do veículo. Isso auxilia a manter o consumo de combustível baixo;
– Nunca se esqueça de fazer a revisão e trocar o filtro de ar!
A manutenção preventiva do seu carro te ajuda a evitar surpresas.