08 de Maio – Dia do Profissional de Marketing

Hoje, com as mudanças tecnológicas, e consequentemente, nas relações humanas, a comunicação é vital e o trabalho desses profissionais deve passar por uma constante renovação, pois precisa acompanhar a necessidade das pessoas para poder vender o que elas precisam.

Ou seja, muito além de propaganda, os marqueteiros conhecem seus consumidores, o comportamento e as motivações de compra, a imagem que estes consumidores têm do produto, a escolha dos canais de distribuição mais adequados, as promoções de vendas que tragam melhores resultados, etc.

A data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em criar e vender ideias, além de desenvolver estratégias e projetos que ajudam a movimentar e melhorar a competição no mercado de trabalho.

Os profissionais de marketing devem também conhecer e identificar os vários perfis dos clientes de seus produtos, além de estarem informados sobre a situação do mercado, para tentar achar a melhor forma de atender aos “desejos” de seus clientes.

O cenário no mercado de trabalho

Ao longo dos últimos anos, as empresas começaram a entender a importância de contarem com profissionais especializados em Marketing. Essa atitude tem aumentado as perspectivas para pessoas que se formam na área, principalmente em setores de varejo, indústria, tanto B2C como B2B, e serviços de forma geral.

O aluno graduado em marketing possui bagagem teórica que o permite atuar na área administrativa, o que é muito valorizado pelas organizações.

“Além disso, o inglês curricular obrigatório favorece essa empregabilidade, pois com a globalização, é cada vez mais importante o profissional de marketing poder se expressar em inglês, bem como poder ter acesso às novidades de marketing publicadas em revistas especializadas estrangeiras”, observa o Coordenador do curso de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi, Dennis Vincent Reade.

Isso porque, para Reade, a competição tem se tornado mais acirrada. “A verba destinada a ações de marketing deve ser usada da forma mais eficaz pelas companhias. Ninguém pode se dar ao luxo de desperdiçar recursos com ações de marketing mal estruturadas, erros de posicionamento de mercado ou de segmentação”, finaliza.

Atualmente, profissionais de marketing podem ter diversas formações acadêmicas, como jornalismo, publicidade e propaganda, letras, marketing e administração.