Esta data é comemorada nos continentes americanos e na Espanha, homenageando a importância econômica e social deste serviço, essencial para garantir a proteção de patrimônios, pessoas e famílias.
O principal objetivo desta data é explicar e conscientizar a população em geral sobre os benefícios do seguro para garantir a proteção dos bens materiais e imateriais das pessoas.
Os seguros são contratos firmados entre duas partes, garantindo que caso haja um acidente ou prejuízo, a parte lesada será ressarcida.
Origem do Dia Continental do Seguro
Esta data foi instituída oficialmente durante a 2ª Conferência Hemisférica de Seguros, em 1948, no México, que fixou o dia 14 de maio como uma homenagem ao dia em que foi realizado a 1ª Conferência de Seguros, em 1946, em Nova York.
A data foi instituída há mais de 50 anos para estimular a aproximação entre os profissionais de seguros das Américas, realçar a importância social e econômica do setor e o papel na proteção de pessoas, famílias e patrimônio.
O Brasil, no continente americano, é o segundo país em volume de seguros, superado apenas pelos Estados Unidos.
História do Seguro
O conceito de indenizar um bem é bastante antigo. Temos como os primeiros registros da prática registros de 3000 a 2000 anos a.C, onde pastores caldeus montaram uma espécie de cooperativa para repor o gado perdido do seu povo. No mesmo período, babilônios firmavam convênios antes das caravanas no deserto para garantir o pagamento de novos camelos para aqueles perdessem seus animais no trajeto.
Em 1600 a.C, os fenícios avançaram na prática ao criar convenções que ofereciam novos barcos aos navegadores que sofressem com problemas no mar. Enfim, ao longo dos anos, diversos exemplos surgiram.
A primeira legislação, de fato, sobre seguros é datada de 1318 com a publicação da Ordenança de Pisa, na Itália. O primeiro contrato (apólice) foi feito em 1347 e protegia os bens de um navegador que faria o transporte de mercadorias entre Gênova até a Ilha de Mallorca, na Espanha.
Os seguros evoluíram, portanto, na parte marítima. A primeira “apólice terrestre” surgiu apenas em 1488. Foi assinada em Florença para o rei Fernando I e garantia a indenização de uma coroa preciosa, já que a original seria transportada até Nápoles.
Em 1583 surgiu o primeiro seguro de vida, feito por William Gybbons, um empresário de Londres. Foi emitido para 16 mercadorias pertencentes à Câmara de Seguros.
Como podemos observar, os seguros estão presentes em nossas vidas desde muito tempo. Neste Dia do Seguro, vale o reforço de que estar protegido é sempre muito importante.