15 de Maio – Dia Internacional da Família

Sabe-se que a família, do ponto de vista histórico e também sociológico, é o núcleo elementar da sociedade, isto é, uma instituição basilar. A família funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si. Foi a partir do núcleo familiar que a sociedade como um todo ganhou corpo ao longo da história humana. Contudo, a decisão da ONU, enquanto organização internacional, de escolher um dia para homenagear a família está relacionada com os problemas e transformações que essa “célula social” vem apresentando desde o século XX.

Esta data homenageia a instituição familiar, um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos.

Origem do Dia da Família

Dia Internacional da Família foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, durante reunião feita em 20 de setembro de 1993. A data foi celebrada pela primeira vez em 1994.

Com o Dia da Família as Nações Unidas procuram:

  • Divulgar a importância da família na sociedade;
  • Sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças;
  • Passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família;
  • Alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias;
  • Sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família;
  • Sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de família que existe, sendo todas completamente legítimas.

Antigamente, as famílias eram compostas tradicionalmente por pai, mãe, filhos e muitas vezes ainda por avós. Com o passar dos anos, o conceito de família mudou. Hoje, são considerados uma família, grupos com duas mães e filhos, dois pais e filhos, somente uma mãe e filhos, somente um pai e filhos, avós e netos, etc.

A definição de família hoje está mais relacionada a ser um grupo de pessoas que se amam, se protegem e cuidam uns dos outros.

Para qualquer pessoa, a família tem uma importância única na vida de todos. É através da família que aprendemos valores morais e demais conhecimentos necessários para se tornar um cidadão de caráter.