Dica: Descubra qual é o óleo lubrificante ideal para seu carro

Você já se deu conta da variedade de tipos de óleos lubrificantes? Esse fluído cumpre um papel fundamental no funcionamento de um motor. Afinal de contas, ele é o responsável por resfriar, lubrificar e, até mesmo, higienizar os componentes por onde passa.

Mas entre essa variedade, você saberiaescolher o melhor para o seu carro? Confira algumas curiosidades a respeito do óleo lubrificante!

Entendenda os diferentes tipos de óleos lubrificantes

A escolha do fluído adequado não tende a ser complicada, até porque a própria montadora disponibiliza essa informação no manual do veículo, de acordo com o modelo em questão.

No entanto, nem sempre você terá essa referência em mãos, sendo necessário entender um pouquinho a respeito da atuação do fluído no motor do seu carro.

Como o óleo atua no motor?

O óleo lubrificante, uma vez inserido no propulsor, circulará por todo o sistema cumprindo as funções anteriormente citadas. Durante o tráfego no interior dos componentes, o óleo garante um funcionamento contínuo e sem engasgos ao lubrificar todas as juntas, as conexões e as engrenagens.

Também durante a circulação, o fluído tem a capacidade de refrigerar o interior do motor, garantindo um melhor grau de conservação das peças e evitando o superaquecimento do veículo. Por fim, a terceira função é a de higienizar os componentes, absorvendo todas as partículas nocivas à conservação do automóvel.

O que é a certificação API? 

É um selo que notifica a adequação do produto aos parâmetros do Instituto Americano de Petróleo — órgão regulamentador que determina os requisitos mínimos de performance do fluído.

Em suma, a certificação concentra os lubrificantes em duas categorias de base:

  • S — destinado a veículos leves, alimentados a gasolina, etanol ou GNV;
  • C — Destinado a veículos pesados, alimentados a diesel.

A classificação se torna específica na segunda letra, que determina a robustez do lubrificante, gradualmente, com o avanço do alfabeto. Por exemplo:

  • óleos SJ e SM — ambos para veículos leves, porém, o segundo é mais robusto;
  • óleos CH e CJ — ambos para veículos pesados, contudo, o segundo é mais resistente.

Simples, a primeira letra determina a categoria, enquanto a segunda rotula a robustez. Por isso, é importante saber a recomendação da sua montadora, nunca inserindo um óleo inferior ao recomendado. Entenda: pode-se usar um óleo SM em carros que usem SJ, mas não o contrário.

Como funciona a gradação de viscosidade? 

Esse parâmetro tem por referência a escala criada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE). Essa escala determina a viscosidade do fluído a determinada temperatura, com sentido ascendente.

Portanto, percebe-se maior viscosidade em óleos SAE 60, do que em um SAE 40. No entanto, é válido notar que grande parte dos carros utilizam óleos com viscosidade flexível, ou seja, lubrificantes que conseguem adaptar suas especificidades de acordo com a temperatura.

Também é fundamental seguir a orientação da montadora aqui, pois utilizar um óleo mais denso e viscoso do que o recomendado pode lhe render tanto um aumento no consumo de combustível quanto o superaquecimento do motor, que precisará operar com sobre-esforço para trabalhar com o fluído inadequado.

Quais são os tipos de óleos e suas diferenças?

Agora apresentaremos os três principais tipos e as suas diferentes características. Confira o comparativo abaixo:

Mineral
Semissintético
Sintético
Óleos minerais resultantes da refinaria do petróleo Misto de óleo mineral e sintético, com redução de custo Misto de óleos aditivos, básicos e sintéticos
Mais popular e antigo no mercado Boa relação custo-benefício Melhor relação custo-benefício
Baixa durabilidade, substituições mais frequentes Durabilidade mediana, entre mineral e sintético Altíssima durabilidade
Preço mais acessível Preço intermediário Preço mais alto

Por fim, se considerarmos tanto a maior durabilidade, como a potencial redução do consumo de combustível, a melhor escolha está em um bom óleo sintético, desde que respeitando os parâmetros de viscosidade e robustez propostos pela montadora no manual.