Você já se deu conta da variedade de tipos de óleos lubrificantes? Esse fluído cumpre um papel fundamental no funcionamento de um motor. Afinal de contas, ele é o responsável por resfriar, lubrificar e, até mesmo, higienizar os componentes por onde passa.
Mas entre essa variedade, você saberiaescolher o melhor para o seu carro? Confira algumas curiosidades a respeito do óleo lubrificante!
Entendenda os diferentes tipos de óleos lubrificantes
A escolha do fluído adequado não tende a ser complicada, até porque a própria montadora disponibiliza essa informação no manual do veículo, de acordo com o modelo em questão.
No entanto, nem sempre você terá essa referência em mãos, sendo necessário entender um pouquinho a respeito da atuação do fluído no motor do seu carro.
Como o óleo atua no motor?
O óleo lubrificante, uma vez inserido no propulsor, circulará por todo o sistema cumprindo as funções anteriormente citadas. Durante o tráfego no interior dos componentes, o óleo garante um funcionamento contínuo e sem engasgos ao lubrificar todas as juntas, as conexões e as engrenagens.
Também durante a circulação, o fluído tem a capacidade de refrigerar o interior do motor, garantindo um melhor grau de conservação das peças e evitando o superaquecimento do veículo. Por fim, a terceira função é a de higienizar os componentes, absorvendo todas as partículas nocivas à conservação do automóvel.
O que é a certificação API?
É um selo que notifica a adequação do produto aos parâmetros do Instituto Americano de Petróleo — órgão regulamentador que determina os requisitos mínimos de performance do fluído.
Em suma, a certificação concentra os lubrificantes em duas categorias de base:
- S — destinado a veículos leves, alimentados a gasolina, etanol ou GNV;
- C — Destinado a veículos pesados, alimentados a diesel.
A classificação se torna específica na segunda letra, que determina a robustez do lubrificante, gradualmente, com o avanço do alfabeto. Por exemplo:
- óleos SJ e SM — ambos para veículos leves, porém, o segundo é mais robusto;
- óleos CH e CJ — ambos para veículos pesados, contudo, o segundo é mais resistente.
Simples, a primeira letra determina a categoria, enquanto a segunda rotula a robustez. Por isso, é importante saber a recomendação da sua montadora, nunca inserindo um óleo inferior ao recomendado. Entenda: pode-se usar um óleo SM em carros que usem SJ, mas não o contrário.
Como funciona a gradação de viscosidade?
Esse parâmetro tem por referência a escala criada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE). Essa escala determina a viscosidade do fluído a determinada temperatura, com sentido ascendente.
Portanto, percebe-se maior viscosidade em óleos SAE 60, do que em um SAE 40. No entanto, é válido notar que grande parte dos carros utilizam óleos com viscosidade flexível, ou seja, lubrificantes que conseguem adaptar suas especificidades de acordo com a temperatura.
Também é fundamental seguir a orientação da montadora aqui, pois utilizar um óleo mais denso e viscoso do que o recomendado pode lhe render tanto um aumento no consumo de combustível quanto o superaquecimento do motor, que precisará operar com sobre-esforço para trabalhar com o fluído inadequado.
Quais são os tipos de óleos e suas diferenças?
Agora apresentaremos os três principais tipos e as suas diferentes características. Confira o comparativo abaixo:
Mineral |
Semissintético |
Sintético |
Óleos minerais resultantes da refinaria do petróleo | Misto de óleo mineral e sintético, com redução de custo | Misto de óleos aditivos, básicos e sintéticos |
Mais popular e antigo no mercado | Boa relação custo-benefício | Melhor relação custo-benefício |
Baixa durabilidade, substituições mais frequentes | Durabilidade mediana, entre mineral e sintético | Altíssima durabilidade |
Preço mais acessível | Preço intermediário | Preço mais alto |
Por fim, se considerarmos tanto a maior durabilidade, como a potencial redução do consumo de combustível, a melhor escolha está em um bom óleo sintético, desde que respeitando os parâmetros de viscosidade e robustez propostos pela montadora no manual.