Pensando em comprar um imóvel? É normal sentir medo e ver todo o processo se transformar numa verdadeira missão impossível.
1 – Em primeiro lugar, você precisa definir o tipo de imóvel que pretende comprar. Pense muito bem no valor que você pode gastar. Muitas vezes, acabamos nos iludindo com opções que vão muito além das nossas possibilidades.
2 – Saber todos os detalhes do seu limite de financiamento é outra regra básica para não ter problemas futuros. A compra de um imóvel geralmente terá um impacto a longo prazo em suas finanças, por essa razão é preciso estar seguro sobre tudo o que isso implicará. Se você pensa em financiar sua casa ou apartamento, procure fazer uma simulação de empréstimo nos bancos de sua opção. Essa simulação é chamada de crédito pré-aprovado, e muitas instituições bancárias fazem isso sem qualquer custo adicional para você.
3 – Entender bem todos os custos envolvidos numa transação de compra, como custos dos cartórios, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários), entre outros, também é fundamental para evitar surpresas desagradáveis.
4 – Pesquise absolutamente tudo o que há para saber sobre o imóvel de seu interesse. Vasculhe os preços médios de imóveis no padrão e na região escolhida. Vá até o imóvel, circule pelo bairro, procure saber sobre mudanças que possam vir a afetar o valor do investimento, como a construção de uma estação de metrô ou um centro comercial.
5 – Tire todas as suas dúvidas! Não tenha medo de dizer que não sabe algo sobre determinado assunto. É importante investigar todas as possibilidades!
Fonte: Blog HDI Seguros