Seja no verão ou inverno, é comum que boa parte dos motoristas dirijam com o ar-condicionado do carro ligado. Seja por segurança, enquanto se conduz o veículo com as janelas fechadas, seja pelo conforto da temperatura, esse item já é considerado essencial para muita gente. Por isso, a manutenção dele é fundamental para o bom-funcionamento do carro e a saúde de que circula com ele.
O filtro do ar-condicionado tem uma peculiaridade em relação aos demais filtros de um carro: ele não determina um período exato para a troca. Assim, a substituição dependerá da conservação e manutenção do veículo. Confira algumas dicas que separamos para que você mesmo possa economizar e fazer a higienização do seu ar:
- Na maior parte dos casos, o filtro do ar-condicionado fica localizado no painel do carro, no interior da cabine. Consulte o manual do fabricante com atenção antes de fazer a abertura, para evitar danos.
- Identifique se a limpeza é suficiente. O filtro deve ser branco. Se ele estiver coberto de pó e acinzentado, então a troca deve ser feita. É um procedimento simples, mas requer atenção às instruções do fabricante.
- A limpeza pode ser feita com um aspirador de pó e uma flanela seca, para os casos de pouca sujeira.
- Por fim, faça a ozonização. Apesar do nome complicado, este produto é encontrado facilmente em lojas especializadas e hipermercados. Ele se assemelha a um spray e tem uma cânula, para facilitar o acesso ao fundo dos difusores do ar.
- O procedimento deve ser feito com o carro ligado, com o ar-condicionado ativado. Em seguida, deixe o produto agir – ainda com o ar ligado – o que leva cerca de 30 minutos.