Regulagem do Retrovisor: Confira 3 dicas valiosas!

A resolução CONTRAN n°226, de 2007, estabelece os requisitos necessários para os espelhos retrovisores de veículos automotores. Além de serem itens de segurança obrigatórios, eles devem ser usados corretamente pelo condutor, para que o campo de visão seja maior e melhor, com a diminuição de pontos cegos.

A boa prática ao regular retrovisor auxilia (e muito) na prevenção de acidentes. Neste sentido, separamos algumas dicas que vão auxiliar você na configuração ideal do espelho. Confira!

Posicione o banco corretamente

Antes de começar, é necessário ajustar o assento do motorista. Estar confortável e bem posicionado é imprescindível para que o ato de dirigir não se torne um causador de problemas. Para fazer isso de maneira adequada, siga os seguintes passos:

  • destrave o banco e o posicione de modo que consiga apertar os pedais de freio, embreagem e acelerador até o fundo.
  • configure a inclinação do assento — você deve ficar em posição ergonômica para conseguir segurar a parte superior do volante com os braços levemente flexionados.
  • se seu carro tiver regulagem de altura do volante, combine esse item com o passo anterior.

Ajuste o retrovisor interno

Neste passo, você não vai encontrar muita dificuldade. Basta regular o espelho de tal forma que ele pegue a maior parte possível do vidro traseiro.

Há algumas versões recentes de veículos que trazem uma câmera traseira, com o objetivo de transmitir uma imagem panorâmica da parte de trás do veículo no espelho central. Em suma, ao utilizar esse retrovisor, é fundamental que você mova apenas seus olhos, e não sua cabeça.

Regule os retrovisores externos

Esses são um pouquinho mais chatos de regular. Os mais experientes têm macetes e receitas para configurá-los melhor. Outras pessoas preferem deixar os retrovisores externos levemente inclinados para baixo, buscando auxílio durante estacionamentos. Entretanto, o correto é regulá-los de forma que você consiga ver nítida e inteiramente qualquer objeto situado a alguns metros do carro nos dois retrovisores.

Na prática, o mais indicado é delimitá-los para que você enxergue apenas uma pequena parte da lateral do carro, no canto dos espelhos.