Todo mundo conhece aquele velho conselho da avó, “é melhor prevenir do que remediar”. O difícil é colocar em prática, não é mesmo?
Por isso, o #ConselhoSompo chama a atenção para um detalhe muito importante: o reparo dos pneus do seu veículo.
Muitos motoristas costumam olhar para todos os itens do carro, mas se esquecem desse elemento fundamental para a segurança, que afeta a dirigibilidade e aumenta o consumo de combustível.
Outra razão para não se descuidar é o bolso. Conduzir o veículo com pneus danificados ou carecas pode render multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira.
A infração enquadra-se a quem conduz o veículo em mau estado de conservação.
Como saber o momento certo para a troca?
Essa é uma questão frequente entre os motoristas. Na dúvida, leve até um profissional de sua confiança para uma análise mais precisa.
Um teste simples e prático é o seguinte:
Para verificar a profundidade do sulco, utilize uma moeda de R$ 1,00. Se a parte dourada não aparecer entre os sulcos, você pode continuar andando tranquilamente. Do contrário, é hora de procurar um revendedor.
E quais os riscos e danos possíveis?
– Maior risco de acontecer estouro do pneu
– Instabilidade do veículo em pistas molhadas, devido à aquaplanagem
– Aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em curvas
– O veículo precisa de maior distância e tempo para executar uma frenagem segura
Além disso, há aquele risco nada agradável de ser parado pela polícia.
Ou seja, os potenciais de danos são muitos e não valem a pena. A sua segurança e a da sua família devem estar em primeiro lugar. Esse é o modo Sompo de pensar!
Portanto, se o pneu está danificado ou ficou careca, não perca tempo!
Efetue o conserto com um profissional de sua confiança, que trabalhe com materiais de qualidade e faça o serviço com cuidado, principalmente na hora de montá-lo na roda.
Outros cuidados que você deve ter no dia a dia com os pneus:
- Para evitar desgastes dos pneus mais rápido do que o devido, procure controlar a carga que coloca no veículo
- O rodízio de pneus é uma ação importante. A troca de posição entre eles de tempos em tempos possibilita que o desgaste ocorra de maneira uniforme
- A forma como cada motorista conduz o seu veículo também é um aspecto importante para a durabilidade dos pneus, por isso evite freadas e mudanças de direção bruscas.