Basta dizer as palavras “comprar um carro” e já nos vem à mente a ida até a concessionária, o passeio entre os automóveis em exposição, a escolha daquele zero quilômetro reluzente com cheirinho de novo. Acertei? Claro que esse é o sonho de quase todo ser humano na face da Terra, mas na hora em que as contas não fecham, a gente volta para a realidade e se pergunta: será que não vale a pena comprar um carro usado?
A opção por um veículo usado não é ruim. Pelo contrário, se agirmos de maneira certa, com bons conselhos, podemos adquirir algo que se encaixe no nosso estilo de vida e ainda pagar um preço menor do que seria necessário para um carro novinho. Gostou da ideia?
Então continue lendo este artigo para descobrir as vantagens de comprar um automóvel de segunda mão – ou terceira, quarta…
Para começar, esqueça os conselhos dos amigos, aquilo que você ouviu no escritório ou aquela história bizarra que relata as dores de cabeça vividas pelo cunhado do primo do vizinho depois de comprar um carro de um estranho.
Um automóvel usado tem muitas vantagens. Aqui listo as cinco que considero as mais relevantes:
- O dono original é quem absorverá o custo da depreciação do veículo. Dessa forma, você economiza várias centenas, talvez milhares de reais e, quem sabe, pode até adquirir um modelo mais luxuoso do que imaginava.
- Um veículo usado é quase tão confiável quanto um novo. Há alguns anos, comprar um carro usado era sinônimo de más experiências e várias falhas mecânicas. Atualmente, esse cenário mudou radicalmente, pois a manutenção adequada e o histórico conhecido do veículo permitem reduzir substancialmente os riscos associados.
- Você pode ter recursos extras sem pagar mais por isso! Assentos de couro e outros adicionais aumentam o custo de um carro novo, mas em um usado eles acabam perdendo o valor no momento da negociação.
- Além da depreciação, você não terá que se preocupar com os impostos que normalmente são aplicados aos carros novos, o que reduziria ainda mais os custos.
- Você pode usar as informações de cada modelo a seu favor. Por exemplo, se quiser um carro de uma nova geração, certamente poderá comprar um veículo que não tenha os problemas do recém-lançado.
Decidiu-se por um usado? Então deixe eu te contar mais três coisinhas!
A primeira é: aposte sempre na segurança. Opte por marcas bem conhecidas e prestigiadas no mercado automotivo.
A segunda grande dica é: assim como você faria se comprasse um modelo novo, quando se adquire um carro usado também temos que investigar o mercado, não apenas procurando o melhor preço, mas também levando em conta quem está vendendo.
E para terminar, busque descobrir a história dos antigos proprietários e do automóvel (ex: os tipos de reparos realizados). E só então vá conhecer o veículo para fazer uma revisão prévia. Se for com um mecânico de confiança, melhor ainda!