Muitas vezes pensamos na manutenção de nossos veículos somente quando apresentam algum problema de funcionamento, ou quando planejamos fazer alguma viagem mais longa.
Bem, talvez você não saiba, mas há 4 tipos diferentes de manutenção para o seu auto. Elas funcionam tanto para detectar futuros problemas quanto para consertar o que já não está funcionando muito bem. Deixar para fazer a manutenção apenas nos casos que falamos no começo do texto é colocar em risco a sua segurança. Por isso, confira abaixo os tipos de manutenção!
Manutenção detectiva
A manutenção detectiva consiste no conjunto de métodos de avaliação que tem o objetivo de garantir a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos. Ela é realizada para testar o uso a longo prazo e garantir sua boa operação, encontrando possíveis erros que possam ficar ocultos e causar avarias futuramente. Nesse processo, os itens são testados em funcionamento, para que possíveis falhas sejam detectadas. Dentre as vantagens dessa manutenção, é possível ter o aumento de vida útil dos equipamentos e diminuição dos custos de reparo. Um exemplo é a manutenção veicular anual.
Manutenção corretiva
Esse é o tipo de manutenção que logo nos vem à cabeça quando pensamos no assunto. Ela é realizada quando já há algum tipo de desgaste nos equipamentos e visa substituir peças e fazer reparos nos itens que apresentam falhas.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva tenta prever a possibilidade de falhas e programar reparos ou ajustes nos veículos antes que apresentem algum problema. Isso reduz a probabilidade de avarias ou degradações dos itens. Exemplos dessa manutenção são a troca de óleo do motor, calibração dos pneus e inspeção de equipamentos de segurança.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é uma metodologia baseada no estado dos equipamentos. O objetivo é avaliar constantemente o funcionamento de cada item e prever sua vida útil para que esse tempo seja melhor aproveitado pelo usuário, eliminando custos com desmontagens desnecessárias e manutenções corretivas.
Você costuma realizar manutenções no seu carro? Qual é o tipo? Agora que conhece esses quatro tipos, você pode optar pelo que melhor atende suas necessidades e evita gastos desnecessários.