Se tem um indicador que, infelizmente, não para de crescer no nosso país é o de roubo de motos. Veja o exemplo de São Paulo: em 2017 o estado registrou um aumento de 19% neste tipo de crime, ou seja, 15.990 motocicletas foram parar nas mãos de ladrões.
E a maioria dos roubos ocorreu à noite (49,53%), seguido da madrugada (17,91%), da tarde (17,30%) e da manhã (14,86%). Os dados foram obtidos com base no sistema de Registro na Digital de Ocorrências (R.D.O.).
Com base nesses números alarmantes, levantamos os quatro métodos mais comuns de roubo de motos, para que você fique atento caso se encontre em algumas destas situações.
Por meio de anúncios de vendas pela Internet
Você anuncia sua moto na Internet. O ladrão vê e solicita um encontro. Ele fará todo o possível para testar a motocicleta, entregando uma identidade falsa e propondo um argumento “infalível”: deixar as chaves do carro ou da motocicleta que usou para chegar ao local.
Na boa fé, você acaba permitindo que o ladrão experimente a moto e, claro, nunca mais voltará a vê-la, já que o veículo que o golpista usou também é roubado.
O enorme problema enfrentado por quem sofre este tipo de golpe é que a pessoa entrega as chaves voluntariamente a um estranho e isto não é classificado como roubo. Fica difícil, portanto, comprovar que foi um crime.
Enquanto você está dirigindo
Você está pilotando tranquilamente e, de dentro de um veículo com duas pessoas (carro ou motocicleta), alguém faz um sinal de que alguma coisa caiu da sua moto. O objetivo aqui você já pode imaginar qual seja: fazer com que o motociclista pare e desça da moto para verificar o que pode ter caído. A partir daí, o ladrão que viajava como carona sai do veículo e rouba sua moto, usando uma arma ou a própria força.
O falso acidente
O objetivo é o mesmo que o do golpe anterior: fazer você parar. Nesse caso, os ladrões apelam para o lado solidário do motociclista: forjam um acidente e, quando você desce da moto para ajudar, eles levam o veículo. De tão usado, esse golpe já passou a ser mais facilmente identificado e se tornado menos comum.
Nos semáforos
Outra tática é simplesmente roubar sua moto enquanto você está esperando no sinal vermelho. Eles te dão um golpe e levam o veículo embora. Por isso, sempre esteja muito atento à movimentação ao redor na hora de parar no semáforo.