De acordo com o site Uber Newsroom, a Uber foi fundada em junho de 2010 e desde então vem crescendo exponencialmente. Dados recentes mostram que a empresa conta com mais de 500 mil parceiros no Brasil, mais de 3 milhões de motoristas parceiros no mundo e mais de 75 milhões de usuários no mundo. Os dados comprovam o quanto a Uber tem se destacado em um curto período.
Segundo informações obtidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2017 encerrou com 34,31 milhões de pessoas trabalhando por conta própria ou sem carteira, contra 33,321 ocupados em vagas formais.
Com isso, percebe-se que o mercado de trabalho vem se expandindo e tornando-se cada vez mais dinâmico. Para aqueles que desejam atuar como motorista do serviço, por exemplo, podem apostar no segmento, mas antes é preciso entender um pouco mais se com a CNH provisória é possível realizar o serviço.
CNH PROVISÓRIA X CNH DEFINITIVA
• CNH provisória
Quem tem CNH provisória deve permanecer com ela durante um ano após o término das aulas na autoescola. A validade do documento é de 12 meses e nesse espaço de tempo o motorista não poderá cometer mais de uma infração, seja ela de nível médio, grave ou gravíssimo.
• CNH definitiva
Após o prazo de 12 meses, o motorista deve dar entrada na carteira de habilitação definitiva. Ela terá 20 pontos disponíveis e a cada infração o motorista perderá alguns desses pontos. Caso perca todos os pontos, a carteira tende a ser suspensa e o condutor deverá fazer um curso de reciclagem para renovar a CNH. A carteira definitiva tem a validade de 5 anos, para pessoas com idade abaixo de 65 anos e de 3 anos para maiores de 66 anos.
COMO SER UBER?
Se você pretende ser motorista de Uber, saiba que é preciso ter pelo menos dois anos de habilitação. Dessa forma, entende-se que para efetuar o cadastro é importante ter em mãos a CNH definitiva. Nela deve constar a seguinte observação: “Exerce atividade remunerada”.
A inclusão pode ser feita em qualquer Poupatempo ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Além disso, será preciso realizar um novo exame psicotécnico e ter um veículo, que não precisa ser próprio. Isso significa que, o carro pode ser de terceiros, desde que o proprietário esteja de acordo com o uso público e a documentação deve estar em dia, do contrário o cadastro não será aceito.
Feito isso, será necessário efetuar o Seguro App Uber, com cobertura por morte acidental ou invalidez por acidentes de até R$ 50.000,00. O seguro visa a segurança de passageiros e motoristas. O valor do seguro é de R$ 82,00 e não é obrigatório fazê-lo pela seguradora, ou seja, a própria Uber recomenda a Austera Seguros, sendo possível fazer a solicitação online.
Para prosseguir, será exigido o atestado de antecedentes criminais que pode ser facilmente obtido através do site da Polícia Federal. Lembrando que todo o processo de documentação deve ser feito através do site do Uber.
Após isso, todos os seus documentos serão analisados e as notificações vão acontecer via email, pois não há telefones para contato. Você receberá um link de um curso em vídeo e um teste online para saber se você está apto para desenvolver o serviço.