Meu cachorro tem medo de andar de carro, o que fazer?

Ter um cachorro é tudo de bom, e para tornar a vida do pet ainda mais alegre é preciso muitas doses de carinho e atenção. A sensibilidade dos animais é tão aguçada que muitos já entendem que vão passear no momento em que os donos pegam a coleira.

Só que em alguns casos, o trajeto nem sempre é feito a pé, e se o cachorro tem medo de andar de carro, isso pode tornar a experiência estressante.

Saiba como driblar essa situação com o nosso post de hoje e tenha um dia cheio de aventuras com seu animalzinho.

TEMPERATURA E CAIXA DE TRANSPORTE

Em primeiro lugar verifique a temperatura do veículo. Ser transportado em um ambiente desfavorável pode deixar o pet incomodado. Filhotes devem ter atenção especial, uma vez que estão começando a se habituar a curvas, barulhos, ruídos de motor e movimentos. A maneira como serão transportados também influencia no passeio. Lojas especializadas geralmente dispõe de caixas de transporte, adaptadores para cintos e até brinquedos para distração.

Dica Ituran: Quando for comprar a caixa de transporte, leve o pet. Assim, é possível testar o tamanho ideal. Jamais compre modelos menores, pois o aperto causa desconforto e afastará qualquer resquício de bom humor.

AJUDANDO O PET A ANDAR DE CARRO

Se o seu cãozinho não gosta de andar de carro, saiba que paciência é a palavra-chave. Acostumá-lo com o automóvel exige muita calma e persistência, uma vez que a adaptação deve ser feita de forma gradativa.

Leve ele até bem perto do veículo e observe sua reação. Se ele ficar apreensivo, afaste-se imediatamente e retorne após ter a certeza de que está mais calmo. A partir do momento em que o cãozinho conseguir se aproximar sem nenhuma reação brusca, recompense-o com elogios, petiscos e carinho. Dessa maneira, o cão associará o veículo a coisas boas.

Após esse processo, ligue o carro para acostumá-lo com o barulho e com os movimentos. Se ele ficar irritado, retroceda e tente novamente em outro momento. Lembrando que quanto mais calmo e relaxado, melhor será a experiência.

Quando estiver acostumado, dê voltas no quarteirão, optando sempre por passeios rápidos. Aos poucos aumente o trajeto e mude o percurso, com recompensas pelo bom comportamento.

TRANSPORTE TRANQUILO

Mais algumas dicas para garantir um transporte livre de preocupações.

  • Evite música alta;
  • Não deixe ele solto dentro do carro;
  • Não grite e nem faça nada que possa agitá-lo;
  • Antes do passeio, dê comidas leves e evite muitas doses de água;
  • Jamais deixe o pet sozinho dentro do automóvel! O sol abafa o interior do carro e ele pode desmaiar em poucos minutos;
  • Na falta do ar condicionado, procure fazer a viagem em horários com menos calor.

Lembre-se: se o animal costuma passar mal durante os percursos, consulte o veterinário.