Comprar seu primeiro carro ou moto é algo que fica marcado na memória, afinal é uma grande conquista, não é mesmo? E para muitos brasileiros, a melhor maneira de realizar esse sonho é financiando o veículo. Porém, com o grande número de furtos e roubos de veículos no país, esse sonho, se não estiver protegido, pode se tornar pesadelo!
Por isso, sempre recomendamos que todo proprietário faça o seguro de seu veículo. Esta é a única maneira de garantir que seu veículo, se não for recuperado, será devidamente indenizado. Conheça os riscos de manter seu carro financiado sem seguro:
A importância do seguro
Podemos dizer que a primeira pergunta que passa pela cabeça de quem tem seu veículo roubado ou furtado é: o que devo fazer agora? Bom, primeiro, manter a calma. Depois, contatar a polícia, preencher o boletim de ocorrência e, claro, acionar a seguradora, caso o seu veículo tenha seguro. Isso é fundamental!
Outra pergunta que muitas vítimas fazem após o acontecimento é: será que devo continuar pagando as prestações do financiamento? Bom, saiba que, no caso de financiamento na forma de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), a financiadora apenas empresta o valor ao comprador e a compra do veículo é realizada no nome dele.
E como a responsabilidade sobre o veículo é do comprador, no caso de roubo ou fruto, ele deve continuar pagando normalmente as prestações. Portanto, se você está pensando em financiar um veículo, faça o seguro do veículo antes mesmo de sair da concessionária. Assim, se ele for roubado logo na esquina (porque a gente nunca sabe o que pode acontecer, não é mesmo?!), a seguradora quita o sinistro, e você pode sanar o seu débito com a financiadora.
Ou seja, o fato de o veículo ter sido roubado ou furtado não exime a pessoa em pagar o empréstimo que tomou para a aquisição do veículo. Assim, se você não quiser correr o risco de perder seu bem e ainda ter de continuar pagando por ele – mesmo não o possuindo mais – o mais sensato é fazer o seguro do veículo financiado para garantir proteção em todas as circunstâncias.