Razões para assegurar a sua moto

 

Conheça os principais motivos para contratar um seguro para moto:

1 – Índice de roubo

Apenas no ano de 2013, na cidade de São Paulo, foi registrado um índice de roubo de motos três vezes maior do que os de carros. Por isso, além de investir em um curso de direção defensiva, vale a pena contratar um seguro para moto. Seja ele mais simples, de luxo ou customizada.

2 – Maior gravidade nos acidentes

Os acidentes ocorridos com motocicletas são, invariavelmente, muito mais perigosos que os causados por carros. Contratar um seguro para m

 

oto, além de garantir o conserto ou a indenização em caso de perda total do veículo, também pode garantir situações como: conserto no veículo de terceiros, cobertura de despesas hospitalares e diversos outros benefícios.

3 – Assistência 24h

Assim como os carros, motos também sofrem com problemas mecânicos, panes elétricas ou mesmo panes secas. Caso você precise de socorro em

 

uma dessas situações, ao contratar um seguro para moto, você poderá contar com a assistência 24h para resolução desses problemas. Além de poder utilizar

 

serviços, como chaveiro e guincho em casos de impedimento de locomoção da motocicleta.

4 – Indenizações por invalidez

Uma grande parte das seguradoras oferecem indenizações em acidentes que promovam invalidez total ou parcial. E em casos de morte acidental, ainda oferecem uma indenização financeira à família da vítima.

5 – Cobertura nacional

Uma vez que contratar um seguro para moto, você terá garantida sua segurança em todo o território nacional, independentemente se estiver utilizando sua moto ou não.

6 – Menos burocracia na contratação

Contratar um seguro para moto é muito menos burocrático que contratar um serviço similar para carros. Isso porque, existem algumas seguradoras que não exigem uma análise de perfil, assim como também não exigem residência fixa ou mesmo comprovação de renda.

Motivos para obter um seguro para seu carro

Conheça os 7 motivos que mostram como é importante ter um seguro de carro

  1. Índice de roubos e furtos no Brasil

Independentemente da região em que você more, certamente estará exposto a violência diariamente. E isso inclui roubos e furtos. Você não vai querer perder um veículo que acabou de comprar e que poderá pagar pelos próximos 60 meses. Lembre-se que, se o seu veículo for roubado, seu financiamento não será quitado. A menos que você tenha um seguro de carro.

  1. Exposição a acidentes

Por mais que você seja um motorista consciente e pratique a direção defensiva, no trânsito você está exposto a outros veículos e motoristas que podem não ser tão cuidadosos como você. Por isso, é importante ter um seguro de carro. Caso alguém entre na sua frente sem dar seta, ou mesmo entre na sua traseira por distração, você estará protegido de ter que arcar com os reparos do seu carro. E do veículo da outra pessoa, se porventura você for o responsável pelo acidente e possuir uma cobertura para terceiros.

  1. Veículo usado com muita frequência

Não importa para que você use seu carro, seja para trabalhar ou ir estudar. Se você o dirige constantemente, e costuma deixá-lo parado na rua. É importante ter um seguro de carro. Assim você garante seu investimento e protege seu veículo de possíveis problemas.

  1. Imprevistos acontecem

Imagine que você travou a porta do carro, saiu dele e fechou a porta, esquecendo a chave lá dentro. Agora imagine que isso aconteceu em uma sexta-feira e você acabou de chegar no trabalho. Como fará para ir embora depois do expediente? Ter um seguro de carro nessas horas é muito importante. Com a possibilidade de acionar a assistência 24 horas e solicitar um chaveiro, você não terá problema nessa situação. Também é importante ter um seguro de carro em situações onde, por exemplo, você está voltando para casa em um sábado de madrugada e seu carro para de funcionar. Tendo um seguro nessa situação será preciso apenas que você solicite um guincho.

  1. Proteção para fenômenos da natureza

Se você vive em um grande centro urbano, como São Paulo, sabe que a qualquer momento uma chuva mais forte pode acontecer e promover um grande prejuízo para a cidade e o seu carro. Logo, é importante ter um seguro de carro nessas situações para que, caso veículo seja inundado, você possa acionar o seguro e esperar que ele resolva toda a situação.

  1. Ressarcimento de danos a terceiros

Não importa se estamos falando de um dano promovido a outra pessoa por você e seu carro, ou de um alguém que andava com você em seu veículo. A cobertura conhecida como Responsabilidade Civil Facultativa. Serve para reparar esse tipo de problema.

  1. Você viaja de carro com frequência

Você costuma viajar com frequência, sempre pega a estrada de carro? Então é importante ter um seguro de carro. A maioria das coberturas de seguro, mesmo as mais simples, possuem abrangência nacional. Isso quer dizer que não importa para você vai, se qualquer problema acontecer com seu carro, você estará protegido.

Esses são apenas 7 dos muitos motivos que mostram como é importante ter um seguro de carro. Se você ainda tem dúvidas, procure um corretor de seguros de sua confiança e converse com ele. Certamente ele terá mais bons motivos para lhe apresentar.

fonte: Smartia

Seguradora apresenta sua experiência em inovação

Claudio Quaglia afirma que a inovação está além de tecnologia e mostra a experiência da Sompo no desenvolvimento de novas soluções que acompanham as transformações do mercado

A experiência da Sompo Seguros em propagar a cultura da inovação e incitar seus colaboradores a desenvolverem novas soluções é o tema da palestra que o gerente de inovação da companhia, Claudio Quaglia, ministrará na quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 16 horas, no Pro Magno Centro de Eventos (São Paulo – SP).

A iniciativa faz parte do Insurance Day 2018, evento de inovação desenvolvido para profissionais e executivos da área de Seguros, além de investidores interessados nas oportunidades desse mercado, empreendedores e representantes de startups. O evento, realizado pela StarSe, em parceria com a Thinkseg, neste ano tem como tema O Futuro do Mercado de Seguros – Como um grande mercado tecnologicamente defasado vai se tornar a próxima indústria mundial.

Com o título “A Importância do Mindset para a Inovação na Prática”, a palestra de Quaglia apresentará a inovação como um conceito e abordará o ecossistema criado para contribuir com a evolução da Sompo Seguros. “Inovação não é apenas tecnologia, nem tampouco é algo que se resume a uma série de reuniões intermináveis de brainstorming e lousas com post-its”, pondera Quaglia. “A inovação, hoje, está diretamente ligada à sobrevivência das organizações, sobretudo no ramo de seguros, que já é impactado por nova soluções que vão transformar a maneira como estruturamos e desenvolvemos nosso negócio nos próximos anos”, completa o executivo.

Claudio Quaglia tem experiência de 20 anos no mercado de Seguros. já atuou nas áreas de Sinistro, Controle de Qualidade, Auditoria e Produtos. Em 2016 aceitou assumiu a implementação da Cultura de Inovação na Sompo Seguros e da área específica com essa finalidade na companhia. Também passou uma temporada no Digital Lab da Sompo, no Vale do Silício (Califórnia – EUA), que é um dos três laboratórios de inovação da Sompo Holdings no mundo, junto com o de Tóquio (Japão) e Tel-Aviv (Israel).

Área de Inovação da Sompo

Para desenvolver a área de Inovação da Sompo e a disseminação dessa cultura, o processo de engajamento envolveu todas as áreas da companhia. Mais de 300 colaboradores se inscreveram e apresentaram aproximadamente 400 diferentes ideias de melhorias ou novas soluções no canal de ideias da Sompo. “Nos valemos de uma ferramenta de inteligência artificial para recrutar os agentes de inovação, que hoje são responsáveis por difundir a cultura e desenvolver os projetos, que são outro quesito importante, porque temos resultados a alcançar”, lembra Quaglia.

“Os projetos são selecionados seguindo as diretrizes estratégicas da companhia e o nosso objetivo é desenvolver novos produtos ou serviços, ou ainda, melhorar processos, que tenham impacto financeiro positivo, agreguem valor à marca ou tragam um incremento positivo na experiência do cliente. Para isso, focamos esforços em inovação incremental, mas sem limitar as possibilidades das inovações disruptivas”, analisa o executivo.

Além do desenvolvimento de um produto único no mercado, o Sompo Equipamentos de Mobilidade, que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, há ideias que passaram pela fase de projetos que já estão em fase de testes. “O processo de uma ideia se converter em uma solução efetiva é trabalhoso e sempre depende do engajamento de muitas pessoas direta ou indiretamente ligadas à sua operacionalização. Mas embora árduo, é um trabalho muito prazeroso e necessário para encontrarmos novos caminhos que nos permitam acompanhar as transformações da sociedade e do mercado”, conclui Quaglia.

Companhia concede descontos de 15% até o final de dezembro.

A Sompo Seguros anunciou uma nova campanha voltada aos produtos de Seguro Empresarial. Até o final do mês de dezembro serão concedidos descontos de até 15% nas cotações dos seguros Empresarial Simplificado, Empresarial Super e Segmentados. A iniciativa traz ainda mais vantagens para corretores de seguros, empreendedores e executivos de empresas de todos os portes.

“Já havíamos realizado uma campanha durante a Black Week, que surtiu um resultado bastante positivo. Percebemos que a demanda por essa categoria de produto também aumentou e decidimos por presentear empresários responsáveis por empresas de todos os portes e nossos parceiros corretores de seguros com uma boa oportunidade de negócio. Dessa forma, os corretores fidelizam seus segurados com produtos de primeira linha com a vantagem do baixo investimento, enquanto empreendedores garantem a saúde financeira de seu negócio ao longo de 2019 caso algum imprevisto venha a acontecer”, explica a superintendente técnica de RE Massificados da seguradora, Fabiana Medina.

Confira abaixo as características de cada produto:

Seguro Empresarial Simplificado
O Seguro Empresarial Simplificado foi desenvolvido para atender empresas de micro, pequeno e médio porte, nas áreas de prestação de serviço, comércio e indústria, com patrimônios de até R$ 3 milhões. É um produto descomplicado, de fácil contratação e que conta com uma ampla quantidade de coberturas que podem ser consideradas de acordo com a necessidade do segurado. O Seguro Empresarial Simplificado contempla Cobertura Básica contra Incêndio de qualquer causa, exceto dolo; Queda de raio e Explosão de qualquer natureza e origem. Além disso, podem ser contratadas coberturas adicionais desde as tradicionais voltadas à Danos Elétricos; Vendaval e Impacto de Veículos; até Roubo; Perda/Pagamento de Aluguel; Vazamento de Chuveiros Automáticos (Sprinklers), Recomposição de Registros e Documentos e Lucros Cessantes.

Outra vantagem é que o produto conta com três planos de Assistência 24 Horas, nos quais estão contemplados desde os serviços de chaveiro, cobertura provisória de telhados, reparos de elétrica e hidráulica, segurança e vigilância e locação e limpeza de computadores (Plano Essencial), passando por troca de segredos de fechaduras, reparo em linha branca e condicionador de ar, reparos em porta de aço ondulado, desentupimento e check-up Informática (Plano Intermediário) ou ainda, Reparos em Central Telefônica, Interfone e Porteiro Eletrônico (Plano Superior).

Seguro Empresarial Super
O Seguro Empresarial Super foi desenvolvido para atender empresas de médio e grande porte nos segmentos de indústria, comércio e serviços, com patrimônio acima de R$ 3 milhões. A Cobertura Básica desse produto inclui indenização em caso de Incêndio de qualquer causa, exceto dolo, Queda de Raio e Explosão de qualquer natureza e origem. Além disso, o segurado pode contratar um amplo leque de coberturas adicionais, entre as quais estão: Danos Elétricos, Eletrônicos e Curto-circuito; Vendaval, Granizo, Furacão, Ciclone, Tornado e Fumaça, Impacto de Veículos; Quebra de Vidros, Painéis, Anúncios Luminosos e Letreiros; Desmoronamento total ou parcial; Tumultos, Greves, Lock-out (inclusive incêndio); Roubo ou Furto Qualificado; Responsabilidade Civil de Operações, Empregador ou Danos Morais; Perda/Pagamento de Aluguel; Equipamentos Eletrônicos, Móveis ou Estacionários; Despesas Fixas; Vazamento de Chuveiros Automáticos (Sprinklers); Recomposição de Registros e Documentos e Lucros Cessantes, entre outros.

Em termos de Assistência 24 Horas, o Seguro Empresarial Super conta com três opções de plano. No Plano Essencial, o segurado conta com assistência para serviços de Chaveiro; Cobertura Provisória de Telhados; Limpeza; Serviços de Informações; Reparos Hidráulicos; Reparos Elétricos; Substituição de Telhas; Regresso Antecipado; Segurança e Vigilância; Locação de Computadores e Limpeza de computadores. O Plano Intermediário inclui os serviços já citados e mais Instalação de Fechadura de Chave Tetra e Troca de Segredo das Fechaduras; Reparo de Linha Branca (Geladeira, Fogões a Gás e Forno de Microondas) – Não Industrial; Reparos em Condicionador de Ar; Reparos em Porta de Aço Ondulada; Desentupimento e Check-Up Informática. Já o Plano Superior inclui todos os serviços já citados, além de Reparos em Central Telefônica, Interfone e Porteiro Eletrônico (sem imagem de vídeo).

Seguro Empresarial Segmentado
Os Seguros Sompo Segmentados, Clínicas e Consultórios e Escolas, foram desenvolvidos sob medida para atender às rotinas dessas atividades específicas e contempla coberturas diferenciadas e exclusivas para atender às particularidades de cada negócio. Entre seus diferenciais destaca-se a garantia de Recomposição de Documentos e Vazamento Acidental de Sprinklers na Cobertura Básica, sem custo adicional ao segurado.

fonte: cqcs

Reconhecendo o papel do seguro na sociedade

Boletim de Monitoramento | 11 de dezembro de 2018

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

• Em 4 de dezembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um discurso do diretor executivo Christine Lagarde sobre a reconfiguração da cooperação internacional no século XXI, proferido por ela durante a oitava palestra do Henry A. Kissinger.


• Em 5 de dezembro, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou seu relatório estatístico de receitas, anunciando que as receitas de impostos em economias avançadas continua a crescer.

• Em 5 de dezembro, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou o discurso do seu diretor geral Roberto Azevêdo proferido no Jantar anual Mundial do Comércio do Conselho Nacional de Comércio Externo, anunciando que os membros da OMC possuem “uma oportunidade única de renovar o seu sistema mundial de comércio”.

• Em 6 de dezembro, o Grupo Regional Consultivo das Américas (RCG) do Financial Stability Board (FSB) se reuniu nas Ilhas Cayman para medir o desenvolvimento financeiro de seus mercados e discutir efeitos de reformas, fintechs e os ativos de criptomoedas.

• Em 7 de dezembro, o FMI publicou um trabalho sobre o mercado de títulos da China e o mercado financeiro global.

• Em 7 de dezembro a Financial Action Task Force (FATF) conduziu uma avaliação dos sistemas do Reino Unido contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

• Em 7 de dezembro, o FMI publicou um trabalho sobre a demografia, sistemas de previdência e a balança entre poupança e investimento.

• Em 10 de dezembro, a FAFT anunciou que Israel se tornou o trigésimo oitavo membro da FATF após a publicação de seu relatório de avaliação mútua sobre a habilidade de Israel de responder aos riscos da lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo.

• Em 11 de dezembro, a OMC e o Banco Mundial publicaram um trabalho que ressalta a necessidade de políticas que maximizem os ganhos nas trocas comerciais para os extremamente pobres.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

As seguradoras de saúde lideram iniciativas de blockchain (Digital Insurance) Uma iniciativa para avaliar como a tecnologia blockchain pode ser usada para melhorar a veracidade das informações de saúde está ganhando novos participantes…

Quora afirma que 100 milhões de usuários tiveram seus dados vazados (BBC News) O site de perguntas e respostas Quora foi hackeado, nomes e endereços de e-mail de 100 milhões de usuários foram vazados…

O mercado de seguros e resseguro não devem temer perda de espaço devido a avanços tecnológicos: CEO Horton da Beazley (Reinsurance News) De acordo com Andrew Horton, diretor executivo (CEO) da Beazley e presidente do London Market Group (LMG), a indústria de seguros está enfrentando grandes mudanças pela ruptura tecnológica, mas novas capacidades como automação, irão, em última análise complementar, ao invés de substituir, o trabalho realizado pelo mercado…

O risco de ataque cibernético contra o PIB aumenta 9% em um ano nas maiores cidades(Commercial Risk Europe – Registre-se gratuitamente para ler o artigo) A parcela do PIB em risco de ataque cibernético nas maiores cidades do mundo aumentou quase 9% durante o ano passado para US $ 39,7 bilhões, de acordo com o 2019 Global Risk do Centro de Estudos de Riscos da Cambridge Judge Business School

Chatbots de inteligência artificial para poupar bilhões de dólares gastos em hospitais (The Actuary) O número de pacientes felizes por recorrer à inteligência artificial (AI) para atendimento relacionado a serviços de saúde deve explodir nos próximos cinco anos, economizando bilhões de dólares para os hospitais nesse processo…

As seguradoras enfrentam concorrência por equipe “transformadora” (Seguro Digital) Há uma necessidade urgente das organizações identificarem e estimularem “agentes de transformação”, uma nova geração de profissionais de tecnologia podem impulsionar a inovação e permitir que as empresas prosperem em face do rápido avanço tecnológico…

Reconhecendo o papel do seguro na sociedade (Asia Insurance Review) A inovação digital significa uma oportunidade para as seguradoras expressarem a essência da indústria como a ferramenta comunitária que facilite a gestão e mitigação de riscos…

4 dicas para implementar a automação em seguros (Digital Insurance) As pressões competitivas estão surgindo em todas as linhas de negócios de seguros, traduzindo-se em uma necessidade de implementar processos de automação mais inteligentes em toda a cadeia de valor…

Para o seguro, o futuro está aqui (Digital Insurance) Em 2015, a Novarica declarou que “O Ano em que o Futuro Chegou” para as seguradoras – previsões que vinham sendo desenvolvidas há anos finalmente se transformaram em realidade…

Macroeconomia e Resseguro

Pequim oferece ajuda financeira a companhias que mantêm trabalhadores na folha de pagamento(Reuters). O conselho estatal chinês disse, na quarta-feira, que o governo oferecerá ajuda financeira para empresas em dificuldade que mantiverem seus empregados na folha de pagamento em tempo de ventos contrários para a economia…

China consulta as regras de financiamento para holdings: fontes (Reuters). O Banco Central da China começou a buscar feedback interno em minutas de regulações para empresas holdings, direcionadas a grandes conglomerados que possuem múltiplas licenças financeiras, segundo duas fontes com conhecimento direto sobre o assunto…

Cortes e seguradoras cooperam com o risco de incumprimento de sentenças judiciais (Asia Insurance Review). A Corte Suprema de Pessoas da China assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Companhia de Seguro de Pessoas da China (PICC) para garantir no futuro o cumprimento de julgamentos no país…

Regulador pode liberalizar a precificação mandatória de seguro auto em 2020 (Asia Insurance Review). O regulador de seguros indicou que iria parar de definir tarifas para o seguro de responsabilidade sobre terceiros compulsório (MPTL), com efeito a partir do ano fiscal de 2020, começando em 1 de abril…

Resseguradora local privada deferiu um duro golpe (Asia Insurance Review). O regulador de seguros rejeitou a proposta da investidora bilionária Prem Watsa para adquirir a única resseguradora local da Índia, a ITI Reinsurance…

Seguradora indiana ordenada a pagar à família de vítima de acidente de carro (Insurance Business Magazine). A família de uma vítima de acidente de carro irá receber o pagamento de um sinistro substancial uma década após o acidente fatal…

Reguladora irá atrás de agentes não licenciados (Asia Insurance Review). A Autoridade de Serviços Financeiros (OJK) anunciou que tomaria medidas contra agentes não licenciados de seguro que conduzem negócios sem o registro com autoridades…

Plano de inovação de seguros coreana posta em espera (Insurance Business Magazine). Um plano para encorajar inovação na indústria de seguros da Coreia foi adiado para o ano seguinte…

Suprema Corte indefere caso contra maiores taxas de impostos para seguradores de danos e responsabilidades (Insurance Business Magazine). A Suprema Corte apoiou a legalidade do movimento do Bueau of Internal Revenue de impor taxas mais altas de impostos para seguradoras de danos e responsabilidades, comparadas às seguradoras de vida…

Outras

IAIS introduz mudanças para melhorar a representação de comitê executivo (Commercial Risk Europe – registre-se para acesso grátis). A Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) anunciou algumas mudanças destinadas a garantir a representação dos maiores mercados de seguro, bem como a visão de membros não-supervisores

Governos devem agir para restaurar a confiança na previdência, diz OCDE (Investment and Pensions Europe). Governos devem trabalhar para garantir o apoio ao enquadramento regulatório e transformar o sistema previdenciário mais compreensível, de acordo com a OCDE…

Mercados, bancos e os “bancos sombra” (VoxEU.org). O atual sistema financeiro é caracterizado pela coexistência do mercado financeiro direto, bancos reguladores e os “bancos sombra”…

SulAmérica lança cobertura para vazamentos

O seguro residencial da SulAmérica passou a oferecer cobertura para danos em tubulação, ruptura de caixa d’água, bem como eventuais problemas elétricos provocados pelo vazamento. A cobertura é válida para casas e apartamentos e está disponível em âmbito nacional. A solução deixa o seguro residencial da SulAmérica ainda mais completo e atende a uma necessidade de mercado, pois problemas com encanamento estão entre as maiores dores de cabeça dos proprietários de imóveis.

“A companhia trabalha para oferecer um amplo portfólio para o segurado, que contempla desde a estrutura da residência até serviços que facilitam o cotidiano do morador, de acordo com o seu perfil”, analisa o vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri. “Sabemos que problemas em tubulações são imprevistos comuns que podem gerar grandes transtornos. Identificamos essa necessidade e acreditamos que a nova cobertura trará mais tranquilidade e comodidade para o cliente.”

O produto prevê atendimento em caso de ruptura ou vazamento repentino ou acidental de tubulações de água ou esgoto, bem como para danos elétricos decorrentes e para ruptura súbita e acidental da caixa d’água. Também contempla os danos nas tubulações do imóvel segurado, bem como os materiais necessários de alvenaria para o reparo, exclusivamente do ponto afetado.

Seguro residencial

A SulAmérica oferece em seu seguro residencial mais de 40 serviços de Assistência 24 horas, além da proteção básica contra incêndios, explosões, queda de raios e tumultos. As coberturas contemplam garantias contra danos elétricos, vento forte, granizo e fumaça, quebra de vidros, espelhos e mármores, desmoronamento, impacto de veículos e queda de aeronaves.

O produto disponibiliza, ainda, serviços que garantem a tranquilidade dos proprietários, entre eles, o check-up SulAmérica Residencial, que possibilita o envio de profissional para a realização de diversos serviços domésticos, como eletricista, chaveiro e montador; o check-up SulAmérica Residencial Idoso, para inspeção de segurança na residência, identificando possíveis locais e condições de risco para a Terceira Idade; e o check-up SulAmérica Residencial Kids, que faz o mesmo trabalho com foco nos perigos para as crianças dentro de casa. Há também o serviço Descarte Responsável, com coleta, separação e reciclagem de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis que não são mais utilizados.

Seguradora compra empresa de assistência

O Grupo Liberty Brasil anunciou, nesta terça-feira (18), a compra da empresa Fácil Assist, especializada no segmento de assistência 24 horas. De acordo com o comunicado da companhia, a aquisição permitirá que ambas as empresas atinjam a excelência na assistência e estejam mais próximas de seus clientes. A Fácil Assist se tornará uma unidade de negócios independente do Grupo Liberty Brasil e prestará serviços de assistência a Liberty Seguros para os produtos de Residência e Automóvel. A migração dos atendimentos dessas linhas de negócios para a Fácil Assist será concluída no final de 2018.
“A assistência é um dos principais pontos de contato com os clientes e, portanto, estamos fazendo tudo ao nosso alcance para tornar essa experiência a mais ágil e acolhedora possível. Com a aquisição, a Fácil manterá seu organograma, processos e atuais clientes corporativos”, explica Dennis Milan, Diretor de Operações e Sinistros da Liberty Seguros no Brasil.
“A Fácil Assist é uma empresa inovadora por essência e tem como missão ajudar as pessoas em suas necessidades, através de nossos serviços e tecnologia. E neste novo momento da empresa, manteremos nossa cultura inovadora, DNA jovem, nossos processos ágeis, bem como o relacionamento próximo com nossos clientes, que agora são fortalecidos com o aval de um dos maiores grupos seguradores do mundo “, complementa o Diretor de Vendas da Fácil Assist, Adriano Silva.
A seguradora destaca ainda que oferecer a melhor experiência a seus clientes é um dos principais compromissos do grupo e a assistência é um ponto-chave neste processo.
“A Fácil Assist é uma referência no mercado de assistência e a missão, visão e valores da empresa são muito alinhados com os da Liberty Seguros. Essa aquisição é extremamente importante para o desenvolvimento de nossos negócios e para melhorar continuamente a experiência de nossos clientes”, afirma Carlos Magnarelli, CEO do Grupo Liberty Brasil.
A transação passa a vigorar em 2 de janeiro de 2019.

STJ divulga dez teses consolidadas na corte sobre seguro de dano

O Superior Tribunal de Justiça divulgou, nesta sexta-feira (14/12), dez teses consolidadas na corte sobre seguro de dano. Uma delas diz que, nas ações regressivas propostas pela seguradora contra o causador do dano, os juros de mora devem fluir a partir do efetivo desembolso da indenização securitária, e não da citação.

Outra tese definida determina que, no seguro de automóvel, é lícita a cláusula contratual que prevê a exclusão da cobertura securitária em situações nas quais seja comprovado pela seguradora que o veículo sinistrado foi conduzido por pessoa embriagada ou drogada.Lançada em maio de 2014, a ferramenta Jurisprudência em Teses apresenta diversos entendimentos do STJ sobre temas específicos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurídico. Cada edição reúne teses identificadas pela Secretaria de Jurisprudência após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal.

Vejas as dez teses do STJ sobre seguro de dano:

1) Em caso de perda total decorrente de incêndio, sem que se possa precisar o valor dos prejuízos no imóvel segurado, será devido o valor integral da apólice.
2) O simples atraso no pagamento de prestação do prêmio do seguro não importa em desfazimento automático do contrato, sendo necessária, ao menos, a prévia constituição em mora do contratante pela seguradora, mediante interpelação.
3) A seguradora tem o direito de demandar o ressarcimento dos danos sofridos pelo segurado depois de realizada a cobertura do sinistro, sub-rogando-se nos direitos anteriormente titularizados pelo segurado, nos termos do artigo 786 do Código Civil e da Súmula 188 do STF.
4) Ao efetuar o pagamento da indenização em decorrê
ncia de danos causados pela companhia aérea por extravio de bagagem ou de mercadoria, a seguradora sub-roga-se nos direitos do segurado, podendo, dentro do prazo prescricional aplicável à relação jurídica originária, buscar o ressarcimento do que despendeu, nos mesmo termos e limites que assistiam ao segurado.
5) Nas ações regressivas, propostas pela seguradora contra o causador do dano, os juros de mora devem fluir a partir do efetivo desembolso da indenização securitária paga e não da citação.
6) Nos contratos de seguro de veículo, a correção monetá
ria dos valores acobertados pela proteção securitária incide desde a data de celebração do pacto até o dia do efetivo pagamento do seguro.
7) Não é abusiva a cláusula dos contratos de seguro que preveja que a seguradora de veículos, nos casos de perda total ou de furto do bem, indenize o segurado pelo valor mercado na data do sinistro.
8) O pedido do pagamento de indenização à seguradora suspende o prazo de prescrição até que o segurado tenha ciência da decisão. (Súmula 229 do STJ)
9) No seguro de automóvel, é lícita a cláusula contratual que prevê a exclusão da cobertura securitária quando comprovado pela seguradora que o veículo sinistrado foi conduzido por pessoa embriagada ou drogada.
10) No contrato de seguro que possui cláusula de cobertura para furto ou roubo, descabe o dever de indenizar em casos de estelionato ou de apropriação indébita, uma vez que tais disposições devem ter interpretação restritiva.

 

fonte:cqcs

 

Seguradora é a primeira do Brasil a oferecer seguro de carros compartilhados à microempresários

De olho no mercado de carros compartilhados, a Liberty Seguros fechou parceria com a moObie para ser responsável pela proteção dos carros disponíveis no catálogo da plataforma de automóveis compartilhados

Dessa forma, a companhia ingressa no mercado de compartilhamento de carros peer to peer (aluguel de pessoa para pessoa), oferecendo uma nova modalidade de seguro para proprietários de automóveis disponíveis na moObie, plataforma referência em mobilidade no Brasil. A parceria entre as companhias tem o objetivo de expandir as oportunidades de quem procura fazer renda extra com o compartilhamento de carros.

O funcionamento é simples. A locação acontece de Pessoa para Pessoa (P2P) por meio de app intuitivo e prático da moObie. O proprietário cadastra seu carro, que passa por uma validação na qual serão verificados a situação do veículo junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade (modelos de 2008 em diante e com menos de 100mil km rodados), com outros critérios também sendo avaliados pela equipe da moObie.

Por parte dos locatários, após aprovação do cadastro, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, verifica preço e solicita a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a solicitação na data especificada, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do condutor e entra na conta do proprietário do carro cadastrada na moObie em datas pré-definidas.

No ato da entrega das chaves, é realizado um check-in no próprio app e na devolução é feito checkout via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo período de locação. Se houver sinistro, a seguradora da moObie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.

O principal diferencial da apólice desenvolvida pela seguradora é o fato de garantir cobertura por dia para o público microempreendedor que tem documentação via CNPJ (pessoa jurídica), serviço que antes era disponível somente para pessoas físicas.

Mario Cavalcante, diretor de Massificados da Liberty Seguros, destaca que um dos pilares da companhia é o fomento à inovação, seja para trazer ao consumidor novas tecnologias para facilitar seu dia a dia, seja para criar novos produtos que atendam às necessidades do mercado e da nova economia. “Poder desenvolver esse produto para a moObie é uma grande oportunidade de mostrar mais uma vez que estamos pensando no futuro”, define.

Tamy Lin, CEO da moObie, declarou que o produto que a Liberty desenvolveu permitirá que o microempreendedor individual (MEI), que possui um carro registrado em um CNPJ, passe a contar com a possibilidade de locar o veículo pela plataforma da mesma maneira que já acontece com a pessoa física.

locação acontece de Pessoa para Pessoa (P2P) por meio de app intuitivo e prático da moObie. O proprietário cadastra seu carro, que passa por uma validação na qual serão verificados a situação do veículo junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade (modelos de 2008 em diante e com menos de 100mil km rodados), com outros critérios também sendo avaliados pela equipe da moObie.

Por parte dos locatários, após aprovação do cadastro, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, verifica preço e solicita a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a solicitação na data especificada, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do condutor e entra na conta do proprietário do carro cadastrada na moObie em datas pré-definidas.

No ato da entrega das chaves, é realizado um check-in no próprio app e na devolução é feito checkout via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo período de locação. Se houver sinistro, a seguradora da moObie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.

fonte:cqcs

Valor do seguro obrigatório cairá 63,3% em 2019

Os motoristas pagarão menos seguro obrigatório em 2019. O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Fazenda, aprovou hoje (13) a redução média de 63,3% do valor do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT) no próximo ano.

As reduções ocorrerão de forma diferenciada conforme o tipo de veículo. Automóveis particulares, táxis e carros de aluguel, veículos ciclomotores e máquinas de terraplanagem, tratores, caminhões, pick-ups, reboques e semirreboques terão o DPVAT reduzido em 71%. No caso dos automóveis particulares, a tarifa cairá de R$ 41,40 para R$ 12.

Os ônibus, micro-ônibus e lotações terão o seguro reduzido em 79%. Já o seguro para as motocicletas e motonetas, que concentram a maior parte dos acidentes de trânsito que demandam o acionamento do DPVAT, cairá menos e ficará 56% mais barato.

Combate a fraudes

Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a redução dos prêmios tarifários foi possível porque o montante de recursos acumulados atualmente é superior às necessidades do DPVAT. A pasta atribuiu a sobra de recursos ao combate às fraudes, que levou a uma redução significativa dos sinistros, e à rentabilidade das reservas do fundo que compõe o seguro.

O ministério informou ainda que os percentuais de redução variaram de acordo com o tipo de veículo para reduzir o subsídio às motos. Apesar de concentrarem 74% das indenizações, as motocicletas correspondem a apenas 27% da frota nacional.

Em relação aos veículos de transporte coletivo, a redução foi proporcionalmente maior porque o Conselho Nacional de Seguros Privados quis privilegiar os meios de transportes coletivos, que oferecem menos riscos em relação aos meios de transporte individuais.

Segundo a Fazenda, as reservas são mais que suficientes para garantir a solvência de longo prazo do Seguro DPVAT, que paga indenizações em torno de R$ 2 bilhões por ano.

O ministério também destacou melhorias na gestão da Seguradora Líder, administradora do seguro obrigatório, o que aumentou o rigor com as indenizações e reduziu os gastos com o DPVAT.

 

fonte: agenciabrasil.ebc