10 dicas para aproveitar sua viagem ao exterior ainda melhor

Fazer uma viagem internacional é um momento mágico, repleto de possibilidades e vivências inesquecíveis, mas que exige uma série de preparos e cuidados. É importante ter algumas coisas em mente para evitar problemas desnecessários, que podem transformar a essa experiência enriquecedora em um completo fiasco.

Confira a seguir as dicas que o ViajaNet, agência de viagens 100% online, separou para tornar a viagem ao exterior uma experiência ainda mais prazerosa e inesquecível.

1. Informe-se sobre as condições de entrada

Alguns países exigem a emissão de visto, enquanto outros não exigem passaporte. Além disso, para permitir a entrada, alguns deles podem exigir um comprovante de vacinação. O importante é estar informado sobre as condições de cada lugar e não deixar a emissão de nenhum documento para a última hora.

2. Não tire um visto de turista com a intenção de trabalhar ou estudar no país de destino

Apesar de parecer mais prático optar por um visto de turista, você pode entrar em uma enorme confusão caso esteja estudando ou trabalhando no exterior de forma inapropriada, podendo ser preso e extraditado. Tirar o visto apropriado para os seus objetivos no exterior é fundamental para evitar problemas.

3. Informe-se sobre as leis do país

Em viagens internacionais, a pessoa não está apenas em um novo território, mas sob um novo conjunto de regras que deverão ser cumpridas. É importante se informar previamente sobre as leis locais, pois atitudes banais em seu país, como cumprimentar com um beijo no rosto, podem ser consideradas crime em outros lugares.

4. Tenha o contato das embaixadas e consulados brasileiros

Ter em mãos o endereço ou telefone de uma embaixada ou consulado brasileiro pode ser uma grande ajuda, caso você tenha algum problema. Tenha em mente que esse item é extremamente importante, pois imprevistos sempre podem acontecer.

5. Informe-se sobre a voltagem e o formato das tomadas locais

Muitos países trabalham com formatos de tomadas e voltagens diferentes das disponíveis no Brasil, o que pode causar um grande inconveniente a viajantes despreparados. Informe-se e esteja preparado para adquirir adaptadores e transformadores de energia.

6. Leve uma muda de roupa em sua bagagem de mão

Levar uma muda de roupa na bagagem de mão é uma ótima maneira de estar prevenido, caso a bagagem despachada seja extraviada. Desse modo, você não dependerá das roupas que foram despachadas, possibilitando que tenha um plano B caso algo dê errado.

7. Identifique a sua mala com nome completo e telefone

Um dos maiores erros que podem ser cometidos por viajantes é não inserir alguma forma de identificação em sua bagagem. Informações como nome e telefone ajudam muito no momento de identificar caso alguma seja extraviada. Invista também em algum adesivo ou item que possa tornar a sua mala mais característica, pois isso é outro traço que ajuda no processo de identificação.

8. Não troque o seu dinheiro nas casas de câmbio dos aeroportos

Esperar para trocar o dinheiro em uma das casas de câmbio disponíveis no local é um erro que pode gerar gastos extras e desnecessários. Assim como a maioria dos detalhes que envolvem uma viagem ao exterior, é recomendado que faça a troca do dinheiro com antecedência em casas de câmbio disponíveis em outros lugares da cidade.

9. Faça um seguro médico internacional de viagem

Fazer um seguro médico internacional é uma forma de se prevenir no caso de acidentes ou problemas que envolvam a sua saúde. Lembre-se que, em alguns lugares, tratar uma fratura pode custar quase o mesmo que comprar um imóvel! Com o seguro, o viajante não terá que contar apenas com a qualidade do sistema público de saúde do país de destino e poderá ter um bom atendimento médico.

10. Tenha alguns cuidados com seus medicamentos

Caso necessite levar medicamentos controlados, leve uma receita médica redigida em inglês, para evitar problemas com a fiscalização local. É recomendado que se faça uma breve pesquisa e informe sobre a permissão de entrada dos mesmos que deseja carregar, pois há muitos comercializados no Brasil que não são permitidos em outros lugares do mundo. O mesmo vale para os óculos: leve um par extra ou tenha uma receita em mãos em caso de perda ou quebra.

Com essas dicas o viajante estará preparado para curtir as viagens internacionais ao máximo e viver as melhores experiências.

Fonte: CQCS