Cada vez mais, as seguradoras estão usando a tecnologia para recompensar os clientes por hábitos saudáveis. É o que a matéria publicada no site https://www.bloomberg.com, que cita o exemplo da John Hancock, uma unidade da Manulife Financial Corp., uma corretora de seguros americana que recompensa os segurados que praticam corridas diárias ou por meditação. Esses clientes podem usar os “pontos” ganhos como moeda de troca para compras na Amazon e em outros sites.
A medição é feita por instrumentos como relógios da Apple ou Fitbits, aquelas pulseiras que medem a atividade física. Essas tecnologias estão sendo usadas pelas pessoas, seja para acompanhar a sua rotina, diagnóstico de saúde ou até para uma competição entre amigos ou a família.
Segundo o post, as seguradoras, principalmente as que comercializam seguros de vida, já estão de olho nas possibilidades que tais equipamentos podem oferecer.
Além disso, usufruir dessas tecnologias não garante o bem estar do usuário, porém aos inseridos nesse tipo de programa, certamente esses terão uma preocupação a mais com a saúde, o que refletira nos resultados das campanhas de seguros.
Por sua vez, o presidente e CEO da John Hancock Insurance, Brooks Tingle, garante que o programa permite à empresa se conectar com seus segurados. “Em vez de enviar apenas uma fatura ocasional ao cliente, estamos interagindo por meio da Vitality (empresa que colaborou com a criação deste programa) 40 vezes por mês”, explica o executivo.
As seguradoras, ao adquirir um novo cliente, obtém informações recentes sobre o mesmo, porém, estados de saúde mudam, doenças progridem e regridem e as seguradoras não possuem esse controle. Com este novo método, este processo pode se tornar mais eficiente. Em contrapartida, há quem acredite que é um método invasivo, por conta dos dados frescos e frequentes que passariam a receber.